Responsabilidade socioambiental a partir da utilização e descarte de medicamentos

Autores

  • Ronualdo Marques UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Claudia Regina Xavier UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2535

Palavras-chave:

Responsabilidade Socioambiental, Descarte de Medicamentos, Educação Ambiental, Medicamentos, Saúde.

Resumo

A Educação Ambiental contribui para formação de cidadãos críticos e ativos na preservação do Meio Ambiente. Este estudo exibe uma discussão sobre a percepção dos estudantes com o uso e descarte de medicamentos e ainda, o grau de informação a respeito de suas implicações em relação a saúde pública e/ou ao Meio Ambiente e assim sensibilizar, conscientizar e orientar para o correto destino final. O estudo foi desenvolvido em 2017, com 95 alunos, do Colégio Estadual Pedro Macedo em Curitiba - PR. Pôde-se concluir que a temática dos medicamentos contribui para a Responsabilidade socioambiental com o desenvolvimento de ações potencializando discussões que emergem das relações entre os seres humanos, sociedade e natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronualdo Marques, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Ciências no Programa de Pós Graduação de Formação Científica, Educacional e Tecnológica - PPGFCET na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR; Professor de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental,Médio e Profissional na Secretária Estadual de Educação do Paraná - SEED. Graduado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO -2009. Especializado em Educação Especial pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí; Especializado em Educação e Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí; Especializado em Gestão Pública Municipal pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Especializado em Filosofia Contemporânea pela FACEL - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras.

Claudia Regina Xavier, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Profa. Dra. no Programa de Mestrado de Formação Científica, Educacional e Tecnológica - FCET/UTFPR. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná (1996) e mestrado em Química pela Universidade Federal do Paraná (1998). Participou em Treinamento Avançado em Instrumentos de Gestão Ambiental em Hamburgo- Alemanha (2001) e posteriormente se titulou doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de Concepción- Chile (2006). Atualmente é Professora Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Marques, R., & Xavier, C. R. (2018). Responsabilidade socioambiental a partir da utilização e descarte de medicamentos. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(4), 174–189. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2535

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido em 2018-01-17
Aceito em 2018-11-21
Publicado em 2018-12-30