A pedagogia freireana e suas contribuições para a Educação Ambiental na escola: a resistência em busca da transformação da realidade socioambiental

Autores

  • Claudia Lourenço Gomes Universidade Federal do Paraná
  • Marília Andrade Torales Campos Universidade Federal do Paraná
  • Almerilis de Oliveira Ramos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10183

Palavras-chave:

Pedagogia freiriana; escola; educação ambiental.

Resumo

Em tempos de crise na educação, retrocessos e desmontes na Educação Ambiental, considera-se pertinente reavivar alguns princípios e pressupostos político-filosóficos e as contribuições da pedagogia de Paulo Freire. O estudo é de natureza teórica e estabelece um breve diálogo entre a obra Pedagogia da Autonomia, a Teoria da Complexidade e autores do campo da educação ambiental para a reflexão desta ação educativa na escola. Freire propõe uma pedagogia capaz de levar os sujeitos a ler, interpretar e transformar as realidades vividas através do processo educativo. A pedagogia libertadora apresentada na obra freireana é entendida como um referencial teórico metodológico para o desenvolvimento da práxis educativa ambiental.

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Biografia do Autor

Claudia Lourenço Gomes, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná, no Programa de Pós- Graduação em educação: Teoria e Prática de Ensino. Membra do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade. Professora na Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

Marília Andrade Torales Campos, Universidade Federal do Paraná

Professora Doutora na Universidade Federal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Lider do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade.

Almerilis de Oliveira Ramos, Universidade Federal do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal do Paraná. Membra do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade. 

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Publicado

07-12-2020

Como Citar

Gomes, C. L., Campos, M. A. T., & Ramos, A. de O. (2020). A pedagogia freireana e suas contribuições para a Educação Ambiental na escola: a resistência em busca da transformação da realidade socioambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(7), 165–172. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10183

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-01-03
Aceito: 2020-06-08
Publicado: 2020-12-07