A pedagogia freireana e suas contribuições para a Educação Ambiental na escola: a resistência em busca da transformação da realidade socioambiental
Resumo
Em tempos de crise na educação, retrocessos e desmontes na Educação Ambiental, considera-se pertinente reavivar alguns princípios e pressupostos político-filosóficos e as contribuições da pedagogia de Paulo Freire. O estudo é de natureza teórica e estabelece um breve diálogo entre a obra Pedagogia da Autonomia, a Teoria da Complexidade e autores do campo da educação ambiental para a reflexão desta ação educativa na escola. Freire propõe uma pedagogia capaz de levar os sujeitos a ler, interpretar e transformar as realidades vividas através do processo educativo. A pedagogia libertadora apresentada na obra freireana é entendida como um referencial teórico metodológico para o desenvolvimento da práxis educativa ambiental.
Referências
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.
CARVALHO, I.C.M. Educação Ambiental: a formação o sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia as autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LOUREIRO, C.F.B. Questões ontológicas e metodológicas da Educação Ambiental crítica no capitalismo contemporâneo. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S.l.], v. 36, n. 1, p. 79-95, maio 2019.
LEFF, H. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2002.
PERNAMBUCO, M.M.; SILVA, A.F.G. Paulo Freire: a educação e a transformação do mundo. In: CARVALHO, I.C.M.; GRÜN, M.; TRAJBER, R. (Org.). Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental. Brasília: Ministério da Educação, SECAD, UNESCO, 2006.
SÁ, R.A.; CARNEIRO, S.M.; LUZ, A.A. A escola e os sete saberes: reflexões para avanços inovadores no processo educativo. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 39, p. 159-169, 2013.
TORALES, M.A. A inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares e o papel dos professores: da ação escolar a ação educativo-comunitária como compromisso político-ideológico. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S.l.], p. 1-17, mar. 2013.
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.