Práticas pedagógicas de Educação Ambiental em diálogo com a arte: contribuições na formação de professores de ciências e biologia

Autores

  • Julia Amorim Monteiro Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG
  • Laise Vieira Gonçalves Universidade Estadual 'Júlio de Mesquita Filho' - UNESP, SP
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10017

Palavras-chave:

Educação ambiental crítica; Formação de professores: Metodologias alternativas de ensino; Arte.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar como atividades de Educação Ambiental desenvolvidas em uma escola estadual do município de Lavras – MG contribuíram para a formação de licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras. Os licenciandos foram questionados sobre como tal participação contribuiu para sua formação enquanto professor. Para análise das falas foi utilizada a metodologia de análise discursiva baseada no referencial do Círculo de Bakhtin. As potencialidades observadas podem contribuir para uma formação que valorize não só os conhecimentos científicos, ecológicos e/ou ambientais, mas também os conhecimentos sociais, políticos, econômicos, culturais, éticos e morais que envolvem todo o nosso ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Amorim Monteiro, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras-MG. Pesquisa sobre ensino de Ciências e formação de professores.

Antonio Fernandes Nascimento Junior, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

Professor Adjunto do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras-MG/UFLA. Doutor em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’/UNESP, Campus de Bauru. Pesquisa sobre Ensino de Ciências e Formação de Professores.

Referências

BAIA, P.; SOARES, G. Águas de Romanza. 2002. Disponível em: https://youtu.be/ZXEpjYnp3r8. Acesso em 22 de abril de 2018

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6 ed. São Paulo. WMF. Martins Fontes, 2011.

BOT, C. M. A importância da história e conceitos da pedagogia social para a formação continuada dos professores. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo). Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/sociologia/a-importancia-historia-conceitos-pedagogia-social-para-formacao-continuada-professores.htm>.

BRASIL, C. Conheça Ajuricaba, o líder da tribo dos Manaós. 2012. (8m02s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PmCXEcqf1hg>. Acesso em: 17 ago. 2018.

BUORO, A. B. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. 6ª edição. São Paulo: Cortez, 2003.

CHAPON, D. Abuela Grillo [curta-metragem]. 2009. Disponível em: <https://youtu.be/AXz4XPuB_BM>. Acesso em 20 de abril de 2018.

CYRINO, E. G.; PEREIRA, M. L. T. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cadernos de Saúde Pública, v.20, mai-jun, p. 780-788, 2004.

DEBIAZI, M. S. M.; CONCEIÇÃO, G. H. A relação entre arte e trabalho na estética marxista. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

FORGIARINI, S. A. B.; SILVA, J. C. Fracasso escolar no contexto da escola pública: entre mitos e realidades. Dia-a-dia e Educação. 2008;1-27. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao. Acesso em 20 de abril de 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra. 2002.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc. [online]. 2010, vol.31, n.113, pp.1355-1379.

HECKE, L. R.; SILVEIRA, L. S.; SOUZA, M. J.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. A arte e a história da ciência num diálogo com o ensino da fisiologia: um relato de experiência. Ciências Em Foco, 10(2), 2018.

LEONTIEV, A. N. Linguistic human rights and educational policy in Russia. Contributions to the Sociology of Language, v. 67, 1994.

LOUREIRO, C. F. B.; TOZONI-REIS, M. F. C. Teoria social crítica e pedagogia histórico-crítica: contribuições à Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 33, p. 68-82, 2016.

MEDVEDEV, P. O método formal nos estudos literários: introdução a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2012.

MONTEIRO, J. A.; SILVA, T. V.; VARGAS, G. A. C.; GONÇALVES, L. V.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Poesia e Educação: uma experiência na formação inicial de professores. Anais do IV Congresso Nacional de Formação de Professores, 2018, Águas de Lindoia - SP. 2018.

MONTEIRO, J. A.; PAULA, A. A.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Fotografia e História: um olhar crítico para o ensino da Ecologia de Paisagem. Anais do XV FÓRUM AMBIENTAL ALTA PAULISTA, 2019, Tupã. v. 15º. p. 967-982.

MONTEIRO, J. A.; PAULA, A. A.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. “O pássaro cativo” e a Educação Ambiental crítica: uma reflexão sobre a formação inicial de professores a partir do poema de Olavo Bilac. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 3, dez. 2018.

JUVER, J. Sepé Tiaraju. 2015.(4m24s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-KoFfj19BKk>. Acesso em: 17 ago. 2018.

OLIVEIRA, C. S. M; PAULA, A. A.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Utilização da Música para a Compreensão da História Política do Brasil. Revista do Edicc, v. 5, p. 161, 2018.

OLIVEIRA, R. A. O conceito de homem no jovem Marx: uma exposição crítico-emancipatória. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Filosofia da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza – CE, 2009.

SAVIANI, D. Escola e Democracia ou a teoria da curvatura da vara. ANDE - Revista da Associação Nacional de Educação, v. 1, p. 23-33, 1981.

SILVA, S. A. I. Educação escolar / cultura /valores: uma reflexão necessária ao processo de formação do educador. Anais do VIII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores – 2005.

SILVA, G. H. A.; CASTRO, A. A.; FESTOZO, M. B.. Um Diálogo Entre o Filme - O menino e o mundo- e a Educação Ambiental Crítica na Formação de Professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 14, p. 79-88, 2018.

SOUZA, C. S.; IGLESIAS, A. G.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto. Online), Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, nov., p. 284-292, 2014

TOZONI-REIS, M. F. C. et al. A Educação Ambiental na escola básica: diretrizes para divulgação dos conhecimentos científicos. Rev. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 7, n. 1 – pp. 29-48, 2012.

TREIN, E. S. Educação Ambiental crítica: crítica de que? Revista Contemporânea de Educação. v. 7, n. 14, ago.- dez. 2012.

VÁZQUEZ, A. S. As ideias estéticas de Marx. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 3ª edição. São Paulo: Expressão popular, 2011.

Downloads

Publicado

20-02-2020

Como Citar

Monteiro, J. A. ., Gonçalves, L. V., & Nascimento Junior, A. F. . (2020). Práticas pedagógicas de Educação Ambiental em diálogo com a arte: contribuições na formação de professores de ciências e biologia. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(1), 277–287. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10017

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-11-27
Aceito: 2020-01-29
Publicado: 2020-02-20