A cartografia como um caminho possível ao pesquisar na educação matemática

Algumas pesquisas do Coletivo Cronopies+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.19501

Palavras-chave:

Metodologia, Diferença, Educação, Postura, Diversidade

Resumo

A seguinte proposta explora e discute as potências da Cartografia como caminho metodológico no desenvolvimento de pesquisas em Educação Matemática voltadas para o trabalho junto a diferentes grupos que, em muitos casos, além de se encontrarem em diversas situações de vulnerabilidade e negligência social – tomados em sua potência de vida –, não estão vinculados necessariamente a espaços de formação acadêmica formal ou informal, como a escola ou universidade. Para isso, iniciamos com uma apresentação geral das pesquisas de doutorado realizadas por cinco integrantes do grupo de pesquisa Coletivo Cronopies+ (cronopiando.org) e, além disso, convidamos os participantes da sessão para visitar a primeira Casa de Hip Hop do Brasil em Diadema/ SP, a qual se constitui como um dos cenários que compõem o trabalho de campo de uma das pesquisas apresentadas. As pesquisas que compartilhamos involucram o trabalho junto uma casa de cultura Hip Hop em Piracicaba/São Paulo (SP), uma aldeia indígena Guarani-Kaiowá em Coronel Sapucaia/Mato Grosso do Sul (MS), uma escola itinerante de um acampamento do Movimento Sem Terra em Porecatu/ Paraná (PR), uma escola de assentamento rural em Nova União/ Rondônia (RO) e três coletivos que operam com gênero na região de Rio Claro/ SP. A construção desta proposta, pauta-se metodologicamente na Cartografia, uma vez que a discussão visa a produção do campo destas pesquisas e propomos um “trabalho de campo”.

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Biografia do Autor

  • Heinrich da Solidade Santos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Rio Claro). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU). Graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/Ituiutaba). Egresso do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Egresso do Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática PONTAL. Profissionalmente atuei como professor da rede pública de Minas Gerais (MG), fui mediador presencial na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), professor de Matemática e suas tecnologias nas turmas pioneiras do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac/SP e professor bolsista nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I, Cálculo Diferencial e Integral IV e Vetores e Geometria Analítica, na UNESP/Rio Claro.

  • Jorge Isidro Orjuela Bernal, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Sou, como diz Galeano, o que faço para mudar o que sou. Uma mistura de singularidades e multiplicidades me envolve, mas não me define. Sou um colombiano formado no curso de Licenciatura em Educação Básica com Ênfase em Matemática pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas (2012). Atualmente, residindo no Brasil, alcancei o título de Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp, campus de Rio Claro (2018) e, mais recentemente, obtive o título de Doutor na mesma área e instituição (2023) realizando, nesse processo, diversos estágios acadêmicos. Sendo um deles, no Departamento de Educação Matemática, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp, câmpus de Rio Claro, ministrando a disciplina Geometria Euclidiana Plana, no curso de Graduação em Matemática; outro no curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu da Faculdade Intercultural Indígena FAIND da Universidade Federal da Grande Dourados UFGD, ministrando, de modo conjunto com a supervisora do estágio, as disciplinas Noções básicas de cálculo diferencial, Estudos de figuras planas e espaciais e Estágio Supervisionado em Matemática II; e, finalmente como estagiário visitante, por três meses em cada lugar, no Programa de Educação Matemática no Departamento de Ensino e Aprendizagem, na Universidade de Estocolmo, na Suécia e no Programa de Doutorado em Humanidades e Ciências Sociais, na Faculdade de Artes, na Universidade de Helsinki, na Finlândia. Ao longo do meu percurso acadêmico, tornei-me membro ativo de grupos e coletivos de pesquisa que se dedicam nos seus estudos na Educação e Educação Matemática, a operar com a Filosofia da Diferença, Etnomatemática, Produção de Subjetividades, Imagens, Artes, Cinema, Infância, Experiência, Tempo e Práticas de Poder. Estudos que são conduzidos em parceria com diversos grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo indígenas, quilombolas, camponeses, professores da rede pública de ensino, mulheres negras cis e trans, entre outros. Destaco minha participação ativa em grupos e coletivos de pesquisa, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática (GEPEm), o Coletivo de Pesquisa Cronopies+!, e o Grupo de Estudos e Pesquisas Im@go - Laboratório da Imagem, Experiência e Criação. Estou me tornando-afirmando com um nômade apaixonado por letras, números, música e cores. Pela selva, pela praia e pela montanha. Pelas comunidades indígenas, pela vida que pulsa e vive. Sou alguém que se perde enquanto se busca, que se transforma. Sou, estou me tornando, fui e serei, Jorge. O quinto filho dos nove que minha mãe deu à luz. Descendente de camponeses, professor, sonhador, aliado e militante do movimento indígena. Sou em conjunto, na alteridade e na comunidade. Sou, novamente, como diz Galeano, as minhas contradições de cada dia.

  • Wanderson Rocha Lopes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Graduado pelo curso de Licenciatura em Matemática na Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR (2015) campus de Ji-Paraná. Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES/UNIR onde atuou e realizou atividades e oficinas em 3 escolas públicas do município de Ji-Paraná. Cursou especialização em Metodologia do Ensino de Matemática pela UNIASSELVI (2018). Atuou como docente de matemática do ensino fundamental e médio no ano de 2016 no Colégio ULBRA São Paulo da cidade de Ji-Paraná. Possui mestrado profissional em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus de Londrina e Cornélio Procópio (2021). Trabalhou com tutoria eletrônica em diversas disciplinas de matemática, estágios e trabalhos de conclusão de curso nas licenciaturas em matemática do ensino presencial em diversas unidades do país na Universidade do Norte do Paraná/UNOPAR. Atualmente, cursa doutorado em pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, no campus de Rio Claro, no qual se encontra como bolsista FAPESP. Entre os anos de 2023 e 2024 realizou um ano de investigações sobre Educação e Autonomia Comunitária pela Universidad Veracruzana (UV) no México (BEPE/FAPESP). Tem interesses sobre as relações entre Movimentos Sociais e Educação, Educação do Campo, Etnomatemática e Filosofia da Diferença.

  • Jeimy Marcela Cortes Suarez, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Estudante de Doutorado em Pos-graduação em Educação Matemática, Master em educação matemática,(2020) na Unesp de Rio Claro na linha de pesquisa em Etnomatemática da Perspectiva da Filosofia da Diferença, interessada em estudar uma filosofia dos modos de subjetividade desde uma perspectiva analítica da expressão de Gênero, raça, classe e suas distintas camadas de vulnerabilidade social. Tem graduação em Licenciatura em Educação básica em matemáticas - Universidade Publica Distrital Francisco José de Caldas (2015). da cidade de Bogota Colômbia, Docente de matemáticas - foi empregada da Universidad de La Salle, professora catedrática em vestibular na área de matemáticas para ingresso a estudante de escolas públicas - Universidad de La Salle e docente de matemáticas - DOCENTE en el 2017 del colegio Jaime Garzon, (2016)Gimnasio Willian Mackenley. Gimansio los arrayanes (2015)Tem experiência na área de Matemática escolar com ênfasis em educação básica, faz parte dos grupos de pesquisa em pesquisas que tem uma afinidade em arte, infância e educação, faz parte dos grupos de pesquisa de cnpq Imag@, e cronopi*s, LIEG grupo Gênero e cultura da Unesp de marilia, interesses em cultura, politicas publicas, formação docente, noção de paz e conflito por uma justiça social na aula. Ensino media, básica, matemática e sociedade.

  • Ronilce Maira Garcia Lopes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Doutorado em Educação Matemática pela Unesp, Rio Claro. Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Paranaíba (UFMS/Cpar) - 2013. Sendo bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Possui mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Rio Claro - 2016. Sendo bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atua na rede municipal de Paraíso das Águas, nas Escola Municipal Lizete Rivelli Alpe no Ensino Fundamental II e na Escola Estadual Verador Kendi Nakai, no Ensino Médio e Fundamental II.

Referências

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Publicado

2024-11-29

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

da Solidade Santos, H., Orjuela Bernal, J. I., Rocha Lopes, W., Cortes Suarez, J. M., & Garcia Lopes, R. M. (2024). A cartografia como um caminho possível ao pesquisar na educação matemática: Algumas pesquisas do Coletivo Cronopies+. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 31, 369-379. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.19501
Recebido 2024-09-15
Aprovado 2024-11-20
Publicado 2024-11-29