Impacto do covid-19 em estudantes de língua espanhola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.14125

Palavras-chave:

COVID-19, SARS-CoV-2, pandemia, educação, países hispânicos

Resumo

A pandemia de SARS-CoV-2 criou um desafio sem precedentes para a educação. Em 2020, como resultado de medidas para reduzir a disseminação do SARS-CoV-2, muitas instituições de ensino passaram do aprendizado presencial para o remoto. No entanto, esse modelo educacional pode causar estresse e ansiedade além da ansiedade causada pela pandemia. Os objetivos do presente estudo foram: 1) comparar as perspectivas de alunos e professores em relação ao número de horas dedicadas às aulas e 2) determinar as principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos, respectivamente, ao mudar para o sistema de ensino online . Para realizar esta pesquisa, foi realizada uma pesquisa online em países de língua espanhola, utilizando uma amostra de 1.048 participantes anônimos. Através dos dados coletados. uso da plataforma, tipos de equipamentos, níveis de angústia e possíveis razões para essa angústia foram analisados. Esta pandemia é uma das ameaças de saúde pública mais importantes da história recente e tem afetado as nossas vidas de forma significativa, uma das mais importantes diz respeito à futura adaptação das escolas, alunos e professores a uma nova forma de aprender.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

US 200. Sentencia Buck vs. Bell (1927). https://lecturasconstitucionaleseua.juridicas.unam.mx/sentencias-tseu/buck-vs-bell-1927/

Alsoufi, A., Alsuyihili, A., Msherghi, A., Elhadi, A., Atiyah, H., Ashini, A., Ashwieb, A., Ghula, M., ben Hasan, H., Abudabuos, S., Alameen, H., Abokhdhir, T., Anaiba, M., Nagib, T., Shuwayyah, A., Benothman, R., Arrefae, G., Alkhwayildi, A., Alhadi, A., Zaid, A. Elhadi, M. (2020). Impact of the COVID-19 pandemic on medical education: Medical students’ knowledge, attitudes, and practices regarding electronic learning. PLOS ONE. 15(11). e0242905. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0242905

Assunção Flores, M., & Gago, M. (2020). Teacher education in times of COVID-19 pandemic in Portugal: national, institutional and pedagogical responses. Journal of Education for Teaching. 46(4). 507–516. https://doi.org/10.1080/02607476.2020.1799709

Brooks, S.K.; Webster, R.K.; Smith, L.E.; Woodland, L.; Wessely, S.; Greenberg, N.; Rubin, G.J. (2020). The Psychological Impact of Quarantine and How to Reduce It: Rapid Review of the Evidence. Lancet 395. 912–920. doi: 10.1016/S0140-6736(20)30460-8

Brown, C.; Salmi, J. Putting Fairness at the Heart of Higher Education. University World News. The Global Window on Higher Education. Revisado <https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20200417094523729 > [Accessed 27 July 2022].

Cabero-Almenara, J.; Llorente-Cejudo, C. (2020). Covid-19: transformación radical de la digitalización en las instituciones universitarias.” Campus Virtuales 2020. 9(2). 25–34. Revisado <http://www.uajournals.com/campusvirtuales/images/numeros/17.pdf > [Accessed 27 July 2022].

Crawford, J.; Butler-Henderson, K.; Rudolph, J.; Malkawi, B.; Glowatz, M.; Burton, R.; Magni, P. A.; Lam.S. (2020). COVID-19: 20 Countries’ Higher Education Intra-Period Digital Pedagogy Responses. Journal of Applied Learning & Teaching 2020. 3(1). doi: 10.37074/jalt.2020.3.1.7

Dwivedi, Y. K., Hughes, D. L., Coombs, C., Constantiou, I., Duan, Y., Edwards, J. S., Gupta, B., Lal, B., Misra, S., Prashant, P., Raman, R., Rana, N. P., Sharma, S. K., & Upadhyay, N. (2020). Impact of COVID-19 pandemic on information management research and practice: Transforming education, work and life. International Journal of Information Management. 55. 102211. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2020.102211

Ethics Wrapped. s/f. Autonomia del paciente y consentimiento informado. https://ethicsunwrapped.utexas.edu/case-study/autonomia-del-paciente-consentimiento-informado?lang=es

Hernández Sampieri, R.; Fernández-Collado, C.; Baptista Lucio, P. (2014). Metodologia de la Investigacion. 6th ed. McGraw-Hill Interamericana. México.

Holt-Lunstad, J.; Smith, T.B.; Baker, M.; Harris, T.; Stephenson, D. (2015). Loneliness and Social Isolation as Risk Factors for Mortality: A Meta-analytic Review. Perspect Psychol Sci 10(2). 227–237. doi: 10.1177/1745691614568352

Ihaka R.; Gentleman, R. R. (1996). A Language for Data Analysis and Graphics. J Comput Graph Stat 5(3). 299–314. doi: 10.2307/1390807

Kanneganti, A., Lim, K. M. X., Chan, G. M. F., Choo, S., Choolani, M., Ismail‐Pratt, I., & Logan, S. J. S. (2020). Pedagogy in a pandemic – COVID‐19 and virtual continuing medical education (vCME) in obstetrics and gynecology. Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica, 99(6). 692–695. https://doi.org/10.1111/aogs.13885

Karalis, T., & Raikou, N. (2020). Teaching at the Times of COVID-19: Inferences and Implications for Higher Education Pedagogy. International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences. 10(5). https://doi.org/10.6007/ijarbss/v10-i5/7219

Liguori, E., & Winkler, C. (2020). From Offline to Online: Challenges and Opportunities for Entrepreneurship Education Following the COVID-19 Pandemic. Entrepreneurship Education and Pedagogy. 3(4). 346–351. https://doi.org/10.1177/2515127420916738

Mineka, S.; Kihlstrom J.(1978). Unpredictable and Uncontrollable Events: A New Perspective on Experimental Neurosis. J Abnorm Psychol 87. 256–271. doi: 10.1037//0021-843x.87.2.256

Mohamedbhai, G. (2020). COVID-19: What Consequences for Higher Education. University World News. Recuperado [Accessed 27 July 2022].

Murphy, M.P.A. (2020). COVID-19 and Emergency eLearning: Consequences of the Securitization of Higher Education for Post-Pandemic Pedagogy. Contemporary Security Policy 2020. 41(3). 492–505. doi: https://doi.org/10.1080/13523260.2020.1761749

Noticias ONU. (2020 a). Cierre de escuelas por el coronavirus: hay 850 millones de niños y jóvenes afectados. [online] Recuperado <https://news.un.org/es/story/2020/03/1470641 > [Accessed 27 July 2022].

Noticias ONU. (2020 b). Diez recomendaciones para estudiar a distancia durante la emergencia del coronavirus. [online] Recuperado <https://news.un.org/es/story/2020/03/1471342 > [Accessed 27 July 2022].

Pietrabissa, G.; Simpson, S.G. (2020). Psychological Consequences of Social Isolation during COVID-19 Outbreak. Front Psychol 11. 2201. doi: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.02201

PrimeraPagina.info. (2020). Los Científicos Quieren Saber Qué Pasará. La ciencia necesita tu ayuda: encuesta sobre los efectos del Covid19 en la educación. Revisado https://web.archive.org/web/20200806015129/http://primerapagina.info/nota/1482/la-ciencia-necesita-tu-ayuda--encuesta-sobre-los-efectos-del-covid19-en-la-educacion/ [Accessed 27 July 2022].

Quezada-Scholz, V.E. (2020). Miedo y psicopatología: la amenaza que oculta el COVID19. Cuadernos de Neuropsicología/Panamerican Journal of Neuropsychology 14(1). 19–23. doi: 10.7714/CNPS/14.1.202

Seymour-Walsh, A.E.; Bell, A. (2020). Practical Approaches to Pedagogically Rich Online Tutorials in Health Professions Education. Rural Remote Health 20(2). 6045. doi: https://doi.org/10.22605/RRH6045

Sokal, R.R., Rohlf, F.J. (1981). Biometry. New York: W.H. Freeman and Co. USA.

Steel, R.G.D.; Torrie, J.H. (1985). Bioestadística: Principios y Procedimientos. McGraw-Hill. Colombia.

Toquero, C. M. (2020). Challenges and Opportunities for Higher Education amid the COVID-19 Pandemic: The Philippine Context. Pedagogical Research. 5(4). em0063. https://doi.org/10.29333/pr/7947

UNESCO IESALC. Hacia el acceso universal a la educación superior: tendencias internacionales UNESCO IESALC. Revisado <https://www.iesalc.unesco.org/wp-content/uploads/2020/11/acceso-universal-a-la-ES-ESPANOL.pdf > [Accessed 27 July 2022].

UNICEF (Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia). La educación y el nuevo coronavirus. (2020, 14 diciembre). Recuperado <https://www.unicef.es/educa/covid-19 > [Accessed 27 July 2022].

Universidad Autónoma de México. Recuperado [Accessed 27 July 2022].

Publicado

2023-07-27

Como Citar

Araneda, C. ., Rodríguez Gil, S. G., Calaforra, L. P., Peschi, S., Servín, I., & Castañeda-Sortibrán, A. N. (2023). Impacto do covid-19 em estudantes de língua espanhola. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, (27), 8–21. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.14125
##plugins.generic.dates.received## 2022-07-28
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-06-10
##plugins.generic.dates.published## 2023-07-27

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.