The negationist context and the resistance of the scientific community

Aspects associated with the pandemic in the 2021 ENADE tests

Authors

  • Ivy Judensnaider Universidade Paulista, Universidade Estadual de Campinas, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3670-9495
  • Cristina Pontes Bonfiglioli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade de São Paulo, Brasil
  • Flaminio de Oliveira Rangel Universidade Federal de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-5033-5728

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2022.24.13338

Keywords:

ENADE, INEP, covid-19, pandemic, conflict, assessment

Abstract

The debate on the inclusion of aspects associated with the pandemic in the General Training component of 2021 ENADE (National Performance Exam) tests is justified because this topic is not listed as a possibility from the base of standard items for all courses. In this sense, it is understood that the inclusion of topics associated with the pandemic of the coronavirus that causes Covid-19 in the General Training component of ENADE 2021 tests is an essential indicator of the topics perceived as relevant by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), the institution responsible for preparing ENADE tests. We propose that the presence of this content is perceived as a resistance movement by the academic community to the negationist environment that permeated the areas of Education, Health, and Science in Brazil.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Ivy Judensnaider, Universidade Paulista, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

É economista pela Fundação Armando Álvares Penteado (1981), mestra pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) no Programa de Estudos Pós-graduados em História da Ciência e é doutoranda no Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é professora da Universidade Paulista nos cursos de Economia e Administração. Na mesma instituição coordenou o curso de Ciências Econômicas no Campi Marquês (SP) e no Campus Paulista (SP). É redatora de materiais didáticos de Filosofia para Ensino Médio do Colégio Objetivo e de material de apoio EaD da Universidade Paulista. Também atua no setor de publicações, como Editora Adjunta da revista Prometeica.

Cristina Pontes Bonfiglioli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade de São Paulo, Brasil

Pesquisadora com formação multidisciplinar. Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP Rio Claro (1991) e bolsista CNPq de IC com pesquisa sobre o tema impactos ambientais da infraestrutura do Projeto Grande Carajás (Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP Rio Claro). Mestre pela Faculdade de Educação da USP (1998) e bolsista CAPES na linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática com dissertação na área de epistemologia e ensino de Biologia. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2008) e bolsista CAPES na linha de pesquisa Estudo dos Meios e da Produção Midiática com tese sobre a relação entre discurso ecológico e fotojornalismo acerca do Protocolo de Kyoto. Foi bolsista FAPESP durante estágio de Pós-doutorado no Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação (FiloCom), também na ECA-USP, com pesquisa sobre a noção de comunicação como encontro estético na fotografia produzida sobre a obra Spiral Jetty, de Robert Smithson, artista da Land Art, que usou a concepção de entropia para produzir muitas de suas obras. Atualmente, desenvolve segundo doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (PGEHAMAC-USP) sobre a percepção da paisagem a partir da fotografia aérea e astronômica. É diretora do CISC - Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia da PUC-SP (Gestão jul. 2018- jun. 2020 Gestão jul. 2020 - jun. 2022) e editora adjunta de Prometeica - Revista de Filosofía y Ciencias, desde março de 2017. Foi vice-presidente da SPM - Society for Phenomenology and Media, com sede na National University, San Diego, EUA (Gestão abr. 2016 - mar. 2019) e é atualmente membro do conselho de diretores. Atuou como colaboradora do LAPSI - Laboratório de Psicologia Social e Intervenção do Instituto de Psicologia da USP, do Grupo de Estudos em Política Ambiental do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e do HSSE - Grupo Multidisciplinar em História das Ciências na Educação Científica da UNIFESP Campus Diadema, participando de seminários e colóquios. Foi professora no Bacharelado em Ciências Ambientais e na Licenciatura em Ciências da UNIFESP Diadema e na pós-graduação Lato Sensu em Meio Ambiente e Sociedade da FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Foi também professora convidada da ECA-USP no curso de pós-graduação Lato Sensu Redes digitais, terceiro setor e sustentabilidade, de 2012 a 2016. É professora de Ciências em inglês para o Ensino Fundamental II em escola bilíngue. Dedica-se à pesquisa sobre as relações entre história da ciência, história da cultura e teoria da imagem; cultura da imagem e discurso ecológico; imagem fotográfica e discurso científico.

Flaminio de Oliveira Rangel, Universidade Federal de São Paulo

Doctor in Education (Curriculum) by PUC-SP (2009), Master in Multimedia by the State University of Campinas (2004) and Specialist in Modern Political Philosophy by the Federal University of Paraná (1994). He graduated as a Bachelor of Physics from the University of São Paulo (1980) and a Full Degree in Physics from PUC-SP (1999). He is currently an Associate Professor at UNIFESP at the Dep. Of Exact and Earth Sciences, where he works in the training of science teachers and in projects such as PRODOCÊNCIA, LIFE. He is a master's advisor in the post-graduate program in Research in Science and Mathematics Teaching - PECMA., Where he works in the Science, Technology, Society and Environment (CTSA) research line in Science Education, focusing on the use of Digital Technologies of Information and Communication, in Scientific and Technological Literacy, in distance scientific education and in the training of science teachers.

ORCID iD iconorcid.org/0000-0002-5033-5728

References

ABCC Associação Brasileira de Cristãos na Ciência. (2021). Discovery-Mackenzie: Design Inteligente no Brasil. Disponível em: <https://www.cristaosnaciencia.org.br/discovery-mackenzie-design-inteligente-no-brasil/>; acesso em: 19 dez. 2021.

Agência Brasil. (2021). Primeiro caso de covid-19 no Brasil completa um ano. Brasil. DF, 2021. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-02/primeiro-caso-de-covid-19-no-brasil-completa-um-ano>; acesso em: 18 dez. 2021.

Atlas Brasil. Consulta. (2021). Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil: PNUD; Fundação João Pinheiro; IPEA Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2021. Disponível em: <http://www.atlasbrasil.org.br/consulta>; acesso em: 25 dez. 2021.

Barcelos, Thainá do Nascimento de et al. (2021). Análise de fake news veiculadas durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 45, p. e65, 2021. Disponível em: <https://www.scielosp.org/article/rpsp/2021.v45/e65/pt/>; acesso em: 26 dez. 2021.

BBC Brasil. (2021). A farsa dos caixões vazios usados para minimizar mortes por covid-19. Maio de 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52584458>; acesso em: 26 dez. 2021.

BBC Brasil. (2021) Weintraub deixa o governo: seis polêmicas que marcaram a gestão no Ministério da Educação. Junho de 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53058067>; acesso em: 19 dez. 2021.

Brasil. Portaria INEP no. 386, de 23 de agosto de 2021. (2021). Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, DF, 2017. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-386-de-23-de-agosto-de-2021-340157960>. Acesso em: 12 dez. 2021.

Casa Civil. Notícias. (2021). Governo do Estado de São Paulo, 2020. Disponível em: <http://www.casacivil.sp.gov.br/sao-paulo-e-a-21a-maior-economia-do-mundo/#:~:text=O%20PIB%20paulista%20%C3%A9%20maior,mercado%20consumidor%20da%20Am%C3%A9rica%20Latina>; acesso em: 25 dez. 2021.

Dias Sobrinho, José. (2021). Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do provão ao SINAES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 15, n. 1, p. 195-224, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v15n1/v15n1a11.pdf. Acesso em: 09 dez. 2021.

El País Brasil. (2018). "Anti-marxista" indicado por Olavo de Carvalho será ministro da Educação. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/22/politica/1542910509_576428.html>; acesso em>: 19 dez. 2021.

Falcão, Paula; Souza, Aline Batista de. (jan./mar. 2021). Pandemia de desinformação: as fake news no contexto da Covid-19 no Brasil. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 55-71. Disponível em: < https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/47085>. Acesso em: 26 dez. 2021.

Folha de São Paulo. Bolsonaro estimula população a invadir hospitais para filmar oferta de leitos. (Junho de 2020). Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/06/bolsonaro-estimula-populacao-a-invadir-hospitais-para-filmar-oferta-de-leitos.shtml>; acesso em: 26 dez. 2021.

Folha de São Paulo. (Janeiro de 2022). Governo troca diretor de gestão do INEP após aplicação do ENEM 2021. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2022/01/governo-troca-diretor-de-gestao-do-inep-apos-aplicacao-do-enem-2021.shtml>; acesso em: 21 jan. 2022

Globo G1 (2021). Inep: Entenda a crise que levou à saída de 37 servidores do órgão responsável pelo Enem e como isso pode afetar o exame. Novembro de 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/11/09/inep-entenda-a-crise-no-orgao-responsavel-pelo-enem-e-como-isso-pode-impactar-o-exame.ghtml>; acesso em: 19 dez. 2021.

Humanista - Laboratório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. (2021). Covid-19: “Troca de ministros é sintoma de doença mais grave”, afirma especialista em saúde coletiva. Março de 2021. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/humanista/2021/03/25/covid-19-troca-de-ministros-e-sintoma-de-doenca-mais-grave-afirma-especialista-em-saude-coletiva/>; acesso em: 18 dez. 2021.

IBGE. (2021). Agência de Notícias Releases. Disponível em: <https://censos.ibge.gov.br/2013-agencia-de-noticias/releases/23200-em-2017-expectativa-de-vida-era-de-76-anos.html>; acesso em: 25 dez. 2021.

IBGE. (2021). Estatísticas. São Paulo, 2021, Disponível em> <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/25844-desigualdades-sociais-por-cor-ou-raca.html?edicao=25845&t=resultados>; acesso em: 25 dez. 2021.

IBGE. (2021). Agência de Notícias Sala de Imprensa. São Paulo, 2021. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/32596-cidade-de-sao-paulo-concentra-10-3-do-pib-do-pais-em-2019.html>; acesso em: 25 dez. 2021.

INEP. (2010). Guia de elaboração e revisão de itens. Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, DF. Disponível em: <https://darnassus.if.ufrj.br/~marta/enem/docs_enem/guia_elaboracao_revisao_itens_2012.pdf>; acesso em: 17 dez. 2021.

INEP. (2021). Divulgados gabaritos preliminares do Enade 2021, Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, DF, 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enade/divulgados-gabaritos-preliminares-do-enade-2021>; acesso em: 17 dez. 2021.

Isto É. (12/2020). Bolsonaro sobre vacina da Pfizer: ‘Se você virar um jacaré, é problema seu’. Disponível em: <https://istoe.com.br/bolsonaro-sobre-vacina-de-pfizer-se-voce-virar-um-jacare-e-problema-de-voce/>; acesso em: 26 dez. 2021.

Judensnaider, Ivy; Figueirôa, Silvia F. de M.; VILLAR, Renato Pacheco. (2021). Como as Teorias da Aprendizagem aparecem nas provas do ENADE?: Uma investigação para as Licenciaturas em Ciências e Matemática em 2017. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, p. e021016-e021016, 2021. Disponível em: <https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/529>; acesso em: 18 dez. 2021.

Olabuenaga, J. I. R.; Ispizua, M. A. (1989). La descodificacion de la vida cotidiana: metodos de investigacion cualitativa. Bilbao, Universidad de deusto.

OPAS Organização Pan-Americana de Saúde. (2021). Histórico da pandemia de COVID-19. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19>; acesso em: 12 dez. 2021.

PAHO Pan-American Health Organization. (2020). Perguntas frequentes sobre as vacinas candidatas contra a COVID-19 e os mecanismos de acesso. Versão 2, 27 de agosto de 2020. Disponível em: <https://iris.paho.org/handle/10665.2/52669>; acesso em: 12 dez. 2021.

PAHO Pan-American Health Organization. (2021). Caçadores de mitos sobre COVID-19. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/cacadores-mitos-sobre-covid-19>; acesso em: 12 dez. 2021.

PAHO Pan-American Health Organization. (2021). Mitos e verdades vacinas COVID-19 - Coleção de redes sociais. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/documentos/mitos-e-verdades-vacinas-covid-19-colecao-redes-sociais>; acesso em: 12 dez. 2021.

Radio Senado. (2020). STF reconhece competência de estados e municípios em regras de isolamento. Brasil: DF. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2020/04/16/stf-reconhece-competencia-concorrente-de-estados-df-municipios-e-uniao-no-combate-a-covid-19>; acesso em: 18 dez. 2021.

Richardson, R.J. (1989). Pesquisa social: método e técnicas. São Paulo, Atlas.

RNSP. (2020). Edição extraordinária do Mapa da Desigualdade indica CEP como fator de risco na pandemia. São Paulo: REDE NOSSA SÃO PAULO. Disponível em: <https://www.nossasaopaulo.org.br/2020/06/24/edicao-extraordinaria-do-mapa-da-desigualdade-indica-o-endereco-como-fator-de-risco-na-pan/>; acesso em: 25 dez. 2021.

RNSP. (2021). Mapa da Desigualdade 2021. São Paulo: REDE NOSSA SÃO PAULO, outubro de 2021. Disponível em: <https://www.nossasaopaulo.org.br/wp-content/uploads/2021/10/Mapa-Da-Desigualdade-2021_Tabelas.pdf>; acesso em: 25 dez. 2021.

Rocha, Paula Del Ponte; FERREIRA, Maira. (2017). Avaliação em larga escala e indicativos de qualidade na educação. Revista Educação Em Questão, UFRN, v. 55, n. 43, p. 139-161. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11809. Acesso em: 09 dez. 2021.

São Paulo. (2021). SP Contra o Novo Coronavírus: Boletim Completo. Governo do Estado de São Paulo, 2021. Disponível em: <https://www.seade.gov.br/coronavirus/>; acesso em: 18 dez. 2021.

Senado Federal. (2021). Relatório Final: CPI da Pandemia. Brasil: DF. Disponível em: <https://legis.senado.leg.br/comissoes/comissao?codcol=2441>; acesso em: 18 dez. 2021.

Vianna, Heraldo Marelim. (2003). Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostas. Estudos em avaliação educacional, São Paulo, n. 27, p. 41-76. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2177. Acesso em: 09 dez. 2021.

WHO - World Health Organization. (2021). Coronavirus (COVID-19) DASHBOARD. Disponível em: <https://covid19.who.int/table>; acesso em: 12 dez. 2021.

Published

2022-02-15

How to Cite

Judensnaider, I., Pontes Bonfiglioli, C., & de Oliveira Rangel, F. (2022). The negationist context and the resistance of the scientific community: Aspects associated with the pandemic in the 2021 ENADE tests. Prometeica - Journal of Philosophy and Science, (24), 227–242. https://doi.org/10.34024/prometeica.2022.24.13338
##plugins.generic.dates.received## 2022-01-08
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-02-06
##plugins.generic.dates.published## 2022-02-15

Most read articles by the same author(s)

Obs.: This plugin requires at least one statistics/report plugin to be enabled. If your statistics plugins provide more than one metric then please also select a main metric on the admin's site settings page and/or on the journal manager's settings pages.

Similar Articles

<< < > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.