Violência escolar e responsabilização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11621

Palavras-chave:

Violência escolar, Responsabilização, Teoria Crítica da Sociedade

Resumo

O objetivo deste ensaio é delimitar algumas formas contemporâneas de violência escolar, analisar o impacto que exercem sobre a formação cultural de crianças e jovens em processo de escolarização e discutir as implicações de suas especificidades para a responsabilização dos agressores, da instituição escolar e da sociedade. Por meio da alusão não sistemática a resultados de pesquisas recentes com as quais os autores colaboraram e da revisão de artigos e ensaios que se dedicaram ao estudo dessa temática, articula-se o problema da violência escolar à esfera da responsabilização. Como se trata de um problema complexo, que abrange mais dimensões e características do que se poderia adequadamente considerar em um pequeno estudo como este, serão priorizados aspectos que correspondem a delimitações propostas ou inspiradas por pensadores da primeira geração da Escola de Frankfurt, sobretudo por Horkheimer, Adorno e Marcuse. A Teoria Crítica da Sociedade parece-nos profícua para a análise de importantes dimensões da produção e da reprodução da violência no âmbito da escola. Neste estudo, em particular, serão analisadas: 1 - formas da violência escolar; 2 - determinantes e impactos da regressão do indivíduo e sua relação com a produção da violência escolar; 3 - expressões da violência institucional: a conformação da dupla hierarquia escolar; 4 – os diferentes níveis de produção da violência escolar e a responsabilização. 

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Biografia do Autor

Pedro Fernando da Silva, Universidade de São Paulo

Coordenador do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito - LaEP e Docente do Instituto de Psicologia da USP. Psicólogo pela UMC; Mestre em Psicologia Social pela PUC/SP e Doutor em Psicologia Social pela PUC/SP

Ricardo Casco, Universidade de São Paulo

Pesquisador do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito – LaEP. Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo; Mestre em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Publicado

2021-04-21

Como Citar

da Silva, P. F., & Casco, R. . (2021). Violência escolar e responsabilização . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(1), 213–235. https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11621