Socioeducação

Desafios e brechas à justiça social

Autores

  • Willian Lazaretti da Conceição Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará
  • Joana Darc Teixeira Faculdades Integradas de Bauru
  • Rafael Garcia Campos SENAC-SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10625

Palavras-chave:

Justiça Social, Medida Socioeducativa, Educação

Resumo

A presente pesquisa foi realizada com jovens em situação de restrição e privação de liberdade e tem como objetivo apresentar as práticas sociais e como os processos educativos podem ser aproximados da educação em direitos humanos e direcionados à uma formação para a justiça social. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, que utilizou como técnica a análise documental e a entrevista semiestruturada, que foi realizada com a colaboração de seis adolescentes que cumpriam medida socioeducativa de internação na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente – Fundação CASA. Ao analisarmos as práticas sociais relacionadas à educação escolar, educação profissional, educação física e esportes, arte e cultura, foi possível evidenciarmos o cotidiano de uma instituição total, mas que apresenta lacunas para o estabelecimento de processos educativos, que ora são autogeridos pelos jovens à medida que refletem sobre as ações de opressão da instituição, ora pelas relações interpessoais com os ‘Outros’ nas relações que se buscam ser dialógicas.

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Biografia do Autor

Willian Lazaretti da Conceição, Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto no Instituto de Ciências da Educação na Universidade Federal do Pará. Pós-doutorando no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - CICS na Universidade Nova de Lisboa. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/Brasil. Atualmente é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Justiça Social- EduJuS/UFPA, participa do Grupo Autônomo de Estudos em Educação Física escolar - Professores Pesquisadores e do Núcleo de Investigação e Práticas em Educação nos Espaços de Restrição e Privação de Liberdade - EduCárceres/UFSCar. Tem experiência nos seguintes temas: formação de professores, estágio supervisionado, educação física escolar, educação de jovens em privação e restrição de liberdade, história oral.

Joana Darc Teixeira, Faculdades Integradas de Bauru

Professora das Faculdades Integradas de Bauru. Doutora em Ciências Sociais - Pensamento Social e Políticas Públicas - Unesp/Marília. Mestre em Educação, pelo Programa de Pós- graduação da Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Pedagogia - Unesp/Marília. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Sociologia da Juventude, Políticas Públicas e Instituições; Práticas de Ensino e Processos Educativos (em diferentes
contextos), Pensamento social e Políticas Públicas, Violência e Encarceramento. É colaboradora e pesquisadora do Observatório de Segurança Pública (OSP), Grupo de Estudos em Segurança Pública (GESP), Grupo de Estudos da Condição Juvenil (GEJUVE) e Núcleo de Investigação e Práticas em educação nos espaços de restrição e privação de liberdade - UFSCar - EduCárceres/UFSCar.

Rafael Garcia Campos, SENAC-SP

Coordenador de Projetos Educacionais em Gerência de Operações na sede do SENAC São Paulo com vasta experiência em Gestão Pedagógica e Administração Escolar. Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Justiça Social- EduJuS/UFPA, enfocando as medidas de proteção e socioeducativas. Professor Universitário no Programa de Pós-graduação na Faculdade Galileu em Botucatu/SP.

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Publicado

2020-08-09

Como Citar

Conceição, W. L. da ., Teixeira, J. D., & Campos, R. G. (2020). Socioeducação: Desafios e brechas à justiça social . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(2), 102–121. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10625