FORMAÇÃO CONTINUADA DE FUNCIONÁRIAS(OS) DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR

Autores

  • Flavia da Silva Ferreira Asbahr UNESP - Bauru
  • Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões Departamento de Educação, Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.808

Resumo

Neste estudo, apresenta-se um relato de experiência sobre formação de funcionárias(os) escolares, não-docentes, desenvolvida no estágio curricular de psicologia escolar. Entende-se que o trabalho desses profissionais tem uma di- mensão educativa central na construção da gestão escolar democrática. Portan- to, realizam-se reuniões mensais de formação com as(os) funcionárias(os) das escolas, coordenadas por estagiários de psicologia escolar. Os temas trabalhados nesses encontros são: papel educativo das(os) funcionárias(os) escolares; desen- volvimento humano; desvalorização do trabalhador braçal; organização sindical e luta dos trabalhadores. Como resultados, tem-se a constituição do processo grupal e uma nova configuração da identidade profissional, articulada à com- preensão da especificidade educativa do trabalhador.

PALAVRAS-CHAVE: Psicologia escolar, administração educacional, trabalho em grupo, trabalhadores da educação.


 

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Biografia do Autor

Flavia da Silva Ferreira Asbahr, UNESP - Bauru

Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências, UNESP-BAURU

Programa de Pós-graduação em Psicologia do desenvolvimento e da aprendizage,

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Publicado

2018-11-28

Como Citar

Asbahr, F. da S. F., & Bulhões, L. F. S. S. (2018). FORMAÇÃO CONTINUADA DE FUNCIONÁRIAS(OS) DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 6(2), 81–89. https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.808