A modernidade artística e educacional de Guido Viaro
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.9613Palavras-chave:
História da Educação; Arte; EducaçãoResumo
O livro A Modernidade no sótão: Educação e Arte em Guido Viaro (2008), analisa a relação do projeto artístico e cultural do artista em questão, na cidade de Curitiba, entre as décadas de 1930 e meados de 1960. O intelectual trouxe à cena artística e educacional, discussões sobre a autonomia dos alunos, a valorização da expressão individual e a influência do modernismo na arte. Para tanto a autora, Dulce Regina Baggio Osinski, mobiliza um aporte teórico acerca da ideia de modernidade que perpassa a cena cultural, da literatura às artes plásticas, incluindo a discussão geracional e de trajetória intelectual. Com acuro na narrativa histórica, Osinski constrói argumentos e mobiliza estratégias de enredamento, de forma a instigar a continuidade da leitura, onde Guido Viaro é um personagem complexo, sedutor, contraditório e inconcluso.
Downloads
Métricas
Referências
OSINSKI, D. R. B. A modernidade no sótão: Educação e arte em Guido Viaro. Curitiba: UFPR, 2008. Editora UFPR.