The artistic and educational modernity of Guido Viaro

Authors

  • Graciele Dellalibera de Mello UFPR
  • Letícia Mara de Meira Universidade Federal do Paraná
  • Alexandra Padilha Bueno

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.9613

Keywords:

História da Educação; Arte; Educação

Abstract

Modernity in the attic: Education and Art in Guido Viaro (2008), is a book that analyzes the relationship between Guido Viaro’s artistic and cultural project in the city of Curitiba, from the 1930’s to the mid-1960’s. Regarding the artistic and intellectual setting, Viaro has discussed the students’ autonomy, the valorization of individual expression and the influence of modernism in art. In order to stablish this relation, the author, Dulce Regina Baggio Osinski, mobilizes a theoretical contribution about the idea of modernity that permeates the cultural scene, from literature to plastic arts, including the generational discussion and intellectual trajectory. Osinski builds topics and mobilizes entanglement strategies with accuracy in the historical narrative. The book instigates the continuous reading, with Guido Viaro as a complex, seductive, contradictory and inconclusive character.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

  • Graciele Dellalibera de Mello, UFPR

    Doutoranda  pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, na linha de História e Historiografia da Educaçãoem Educação. Mestra(2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, na linha de História e Historiografia da Educação. Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná (2004). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e professor (Capes) durante o mestrado. Professora da rede pública do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, artes visuais, tecnologia e educação, gênero.

  • Letícia Mara de Meira, Universidade Federal do Paraná

    Mestrado em educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de História e Historiografia da Educação, em curso Doutorado pela mesma instituição. Especialista em educação especial/inclusiva (UTP/FAP/FEPE) e graduada em Pedagogia (UNOESC). Atualmente é Pedagoga na Universidade Federal do Paraná e Profissional do Magistério na Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR. Integrante do Grupos de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE).

  • Alexandra Padilha Bueno

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi coordenadora de alfabetização do ensino fundamental do Núcleo de anos iniciais da Secretaria da Educação do Município de Araucária (Gestão 2009-2012). É professora da Educação Básica no Município de Araucária, atuando principalmente com turmas do ciclo de alfabetização. 

References

OSINSKI, D. R. B. A modernidade no sótão: Educação e arte em Guido Viaro. Curitiba: UFPR, 2008. Editora UFPR.

Published

2020-04-22

How to Cite

Dellalibera de Mello, G. ., de Meira, L. M., & Bueno, A. P. (2020). The artistic and educational modernity of Guido Viaro. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(1), 111-115. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.9613