A modernidade artística e educacional de Guido Viaro

Autores

  • Graciele Dellalibera de Mello UFPR
  • Letícia Mara de Meira Universidade Federal do Paraná
  • Alexandra Padilha Bueno

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.9613

Palavras-chave:

História da Educação; Arte; Educação

Resumo

O livro A Modernidade no sótão: Educação e Arte em Guido Viaro (2008), analisa a relação do projeto artístico e cultural do artista em questão, na cidade de Curitiba, entre as décadas de 1930 e meados de 1960. O intelectual trouxe à cena artística e educacional, discussões sobre a autonomia dos alunos, a valorização da expressão individual e a influência do modernismo na arte. Para tanto a autora, Dulce Regina Baggio Osinski, mobiliza um aporte teórico acerca da ideia de modernidade que perpassa a cena cultural, da literatura às artes plásticas, incluindo a discussão geracional e de trajetória intelectual. Com acuro na narrativa histórica, Osinski constrói argumentos e mobiliza estratégias de enredamento, de forma a instigar a continuidade da leitura, onde Guido Viaro é um personagem complexo, sedutor, contraditório e inconcluso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Graciele Dellalibera de Mello, UFPR

Doutoranda  pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, na linha de História e Historiografia da Educaçãoem Educação. Mestra(2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, na linha de História e Historiografia da Educação. Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná (2004). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e professor (Capes) durante o mestrado. Professora da rede pública do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, artes visuais, tecnologia e educação, gênero.

Letícia Mara de Meira, Universidade Federal do Paraná

Mestrado em educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de História e Historiografia da Educação, em curso Doutorado pela mesma instituição. Especialista em educação especial/inclusiva (UTP/FAP/FEPE) e graduada em Pedagogia (UNOESC). Atualmente é Pedagoga na Universidade Federal do Paraná e Profissional do Magistério na Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR. Integrante do Grupos de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE).

Alexandra Padilha Bueno

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi coordenadora de alfabetização do ensino fundamental do Núcleo de anos iniciais da Secretaria da Educação do Município de Araucária (Gestão 2009-2012). É professora da Educação Básica no Município de Araucária, atuando principalmente com turmas do ciclo de alfabetização. 

Referências

OSINSKI, D. R. B. A modernidade no sótão: Educação e arte em Guido Viaro. Curitiba: UFPR, 2008. Editora UFPR.

Downloads

Publicado

2020-04-22

Como Citar

Dellalibera de Mello, G. ., de Meira, L. M., & Bueno, A. P. (2020). A modernidade artística e educacional de Guido Viaro. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(1), 111–115. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.9613