Leitura deleite
O processo discursivo como (im)possibilidade do trabalho com textos literários para crianças
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9522Palavras-chave:
Processo discursivo, Leitura deleite, Leitura em voz altaResumo
Com o objetivo de contribuir para as discussões sobre o tema a leitura literária em sala de aula, este artigo apresenta resultados de uma pesquisa1 sobre práticas de letramento literário de uma professora do 1° ano do ensino fundamental2. O estudo qualitativo desenvolveu-se mediante es- tudo da bibliografia sobre a Teoria Histórico-Cultural (Vygotsky; Mello) que considera a linguagem discursiva (Vygotsky; Bakhtin; Smolka; Mortatti) e pesquisa de campo com observações da prática pedagógica (momento de planejamento e aulas de linguagem) e análise das narrativas regis- tradas em diário de campo (Clandinin; Connely; Geraldi). Assim, constataram-se duas práticas permanentes com textos literários: a leitura deleite e a leitura em voz alta; no entanto elas tinham como objetivo ensinar o sistema de escrita alfabético, desconsiderando o aspecto discursivo da linguagem.
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