Leitura deleite

O processo discursivo como (im)possibilidade do trabalho com textos literários para crianças

Autores

  • Thaís Rodrigues Carlos Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá
  • Barbára Cortella Pereira de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9522

Palavras-chave:

Processo discursivo, Leitura deleite, Leitura em voz alta

Resumo

Com o objetivo de contribuir para as discussões sobre o tema a leitura literária em sala de aula, este artigo apresenta resultados de uma pesquisa1 sobre práticas de letramento literário de uma professora do 1° ano do ensino fundamental2. O estudo qualitativo desenvolveu-se mediante es- tudo da bibliografia sobre a Teoria Histórico-Cultural (Vygotsky; Mello) que considera a linguagem discursiva (Vygotsky; Bakhtin; Smolka; Mortatti) e pesquisa de campo com observações da prática pedagógica (momento de planejamento e aulas de linguagem) e análise das narrativas regis- tradas em diário de campo (Clandinin; Connely; Geraldi). Assim, constataram-se duas práticas permanentes com textos literários: a leitura deleite e a leitura em voz alta; no entanto elas tinham como objetivo ensinar o sistema de escrita alfabético, desconsiderando o aspecto discursivo da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AVIZ, Roselete F. de. Tanto, tanto! Reflexões em torno da obra de Trish Cooke ilustrada por Helen Oxenbury. Revista eletrônica produzida e editada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN - UFSC/CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, Florianópolis, v. 16, n. 29, p. 197-1999, jan./jul. 2014. Disponível em: <<https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2014n29p197 >>. Acesso em: 13 de ago. de 2018. 08:55:15.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6° ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011, 476 p.

BARROS, Manoel de. Tratado geral das grandezas do ínfimo. São Paulo: LeYa, 2013, 61 p.

BASTOS, Regiane P. da S. CARDOSO, Cancionila Janzkovski. Alfabetização e letramento: Livros infantis como mote para produção textual. Revista Brasileira de Alfabetização – ABAlf, ES, v. 1, n. 3, p. 55-73, jan./jul. 2016. Disponível em: << http://abalf.org.br/revistaeletronica/index.php/rabalf/article/view/114>>. Acesso em 22 de jan. de 2018, 15:18:25.

BAZZO, Jilvania L. dos S. CHAGAS, Lilane Maria de M. FILHO, Lourival José M. A leitura literária e o sistema alfabético no PNAIC/SC: Aproximações possíveis. Revista Brasileira de Alfabetização – ABAlf, ES, v. 1, n. 3, p. 40-54, jan./jul. 2016. Disponível em: << http://abalf.org.br/revistaeletronica/index.php/rabalf/article/view/138/100 >>. Acesso em 04 de jan. de 2018, 18:30:40.

BRASÍLIA. MEC. Infância e Linguagem. In: ______. Ser Criança na Educação Infantil: infância e linguagem. Brasília: MEC/SEB, 2016. P.11-42. (Caderno 2).

__________. Leitura e escrita na Educação Infantil: Concepções e implicações pedagógicas. In: ______. Crianças como leitoras e autoras. Brasília: MEC/SEB, 2016. P. 11-56. (Caderno 5).

CLANDININ, D. Jean. CONNELY, F. Michael. Pesquisa Narrativa – Experiência e História em Pesquisa Qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011, 249 p.

COELHO, Nelly N. Literatura infantil: Teoria, análise, didática. 1° ed. São Paulo: Moderna, 2000, 287 p.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. 1° Ed. São Paulo: Contexto, 2017, 189 p.

FREIRE, Renata T. J. BORTOLANZA, Ana Maria E. Sobre letrar ou alfabetizar na educação infantil: a linguagem na Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Alfabetização – ABAlf, ES, v 1, n. 4, p. 171 – 186, jul./dez. 2016. Disponível em: <<http://abalf.org.br/revistaeletronica/index.php/rabalf/article/view/182>>. Acesso em 04 de jan. de 2018, 18:25:40.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 12° edição, Campinas, SP: Pontes, 2009, 84 p.

LEAL, Telma F. MELO, Kátia R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. Práticas de leitura no ensino fundamental. In:_______: Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 39 – 75.

LOVATO, Regilane G. MACIEL, Francisca Isabel P. Leitura deleite como espaço de incentivo à leitura e construção do conhecimento. Revista Brasileira de Alfabetização – ABAlf, ES, v. 1, n. 3, p. 74 – 89, jan./jul. 2016. Disponível em: << http://abalf.org.br/revistaeletronica/index.php/rabalf/article/view/115 >>. Acesso em: 01 de mar. de 2018, 15:22:15.

MAGALHÃES, Justino. Escolarização e literacias: os sentidos da alfabetização e a diversidade cultural. Alfabetização e seus sentidos – O que sabemos, fazemos e queremos? In:________: São Paulo: Unesp, 2014, p. 39 – 64.

MILLER, Stela. MELLO, Suely A. O desenvolvimento da linguagem oral e escrita em crianças de 0 a 5 anos. Curitiba: Pro-Infantil, 2008, 57 p.

PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Cesar E. de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2° ed. Rio Grande do Sul: Feevale, 276 p.

SANTOS, Fábio C. dos. MORAES, Fabiano. Alfabetizar letrando com a literatura infantil. 1° ed. São Paulo: Cortez, 2013, 176 p.

SOUZA, Renata J. de. CARDOSO, Elizabeth da P. Literatura infantil: Possibilidades para o letramento literário. Revista Brasileira de Alfabetização – ABAlf, ES, v. 1, n. 3, p. 142 – 158, jan./jul. 2016. Disponível em: << http://abalf.org.br/revistaeletronica/index.php/rabalf/article/view/134>>. Acesso em: 01 de ago. de 2018, 08:55:15.

SMOLKA, Ana Luiza B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1993, 135 p.

SOUZA, Ivane P. de. LEITE, Tânia Maria R. ALBUQUERQUE, Eliana B. Correia de. Leitura, letramento e alfabetização na escola. Práticas de leitura no Ensino Fundamental. In:________: Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 23 – 57.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. A formação social da mente. 7° ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007, 182 p.

__________. Pensamento e Linguagem. 3° ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005, 194 p.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

Carlos, T. R., & de Oliveira, B. C. P. (2019). Leitura deleite : O processo discursivo como (im)possibilidade do trabalho com textos literários para crianças. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(2), 129–143. https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9522