Reexistência, rap e periferia

Os signos ideológicos do discurso de jovens mcs

Autores

  • Tatiane Rodrigues Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Claudiana nogueira de alencar universidade estadual do ceará

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9475

Palavras-chave:

Letramentos de reexistência, Rap, Signos ideológicos

Resumo

Estudamos os letramentos de reexistência e as práticas culturais realizadas pelo Coletivo Cultural Enquadro Rap do bairro da Serrinha. Como forma de intervenção, pesquisador e pesquisado, vi- samos entender como o domínio do uso social da linguagem se relaciona com as lutas sociais no bairro e de que maneira, os representantes desse coletivo ao utilizarem a linguagem como forma de ação, contribui para a transformação das relações sociais de opressão. Pesquisamos ancorados nos estudos dos Letramentos Sociais (STREET, 2014), a partir dos Letramentos de Reexistência (SOUZA, 2011) integrados à Pragmática Cultural e sua perspectiva de linguagem como forma de vida nos diversos jogos de linguagem (WITTGENSTEIN, 1999), propondo uma pesquisa intervenção (ALENCAR, 2015) que reflita a responsabilidade do linguista e relevância de pesquisar as ideologias que constroem os enunciados dos jovens negros e moradores da periferia de Fortaleza. Aliamos a proposta de uma pesquisa cartográfica (PASSOS, 2009), que os resultados vão se mapeando.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Tatiane Rodrigues Silva, Universidade Estadual do Ceará

    Possui graduação em Letras Português Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Pós-graduação em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes (Unicam) e Mestrado em Linguistica Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi bolsista CAPES do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência nos anos de 2014 e 2015. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza, revisora voluntária do Projeto Letras Solidárias da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro do grupo de Pesquisa PragmaCult - Pragmática Cultural, Linguagem e Interdisciplinaridade (UECE).

  • Claudiana nogueira de alencar, universidade estadual do ceará

    Possui mestrado e doutorado em Linguística pela Unicamp (2000 e 2005) e pós- doutorado em Semântica/Pragmática também pela Unicamp (2010). Atuou como pesquisadora visitante na Universidade de Birmingham -UK (2002-2003) e como pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos da Linguagem-IEL-Unicamp (2009-2010). Sob a perspectiva pragmática, suas pesquisas partem dos conceitos de atos de fala, gramática cultural e jogos de linguagem para discutir a configuração de uma Pragmática Cultural que dialogue com os estudos sobre cultura, arte, juventude, violência, movimentos sociais e decolonialidades . Publicou o livro "Linguagem e medo da morte: uma introdução à Linguística Integracionista" (2009) pela EdUECE e Nova Pragmática: modos de fazer (2014), organização em co-autoria pela Cortez. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, vinculada à linha de pesquisa "Estudos Críticos da Linguagem". Também atua como professora e pesquisadora do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE, orientando trabalhos na linha de pesquisa "Trabalho, Educação e Movimentos Sociais". Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE (2010-2013), tendo coordenado o projeto e a implantação do Doutorado em Linguística Aplicada. Foi coordenadora do GT "Práticas Identitárias em Lingüística Aplicada", da ANPOLL (2012- 2014) e Pró-Reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (2014-2016).

Referências

ALENCAR, Claudiana Nogueira. Projeto de pesquisa: Programa Viva a Palavra circuitos de linguagem, paz e resistência da juventude negra na periferia de Fortaleza. Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2014a, 37p.

ALENCAR, Claudiana Nogueira. Pragmática Cultural: uma visada antropológica sobre os jogos de linguagem. In: SILVA, Daniel e; FERREIRA, Dina Martins; ALENCAR, Claudiana. Nova pragmática: modos de fazer. São Paulo: Cortez, 2014b, (no prelo).

ALENCAR, Claudiana Nogueira. Pragmática cultural: uma proposta de pesquisa-intervenção nos estudos críticos da linguagem. Discurso: sentidos e ação, v. 10, p. 141-162, 2015. Disponível em: <http://www.unifran.edu.br/wpcontent/uploads/2016/09/ vers%C3%A3o-online-Cole%C3%A7%C3%A3oMestrado-em-Lingu%C3%ADstica-Vol.-10.pdf.>. Acesso em: 05 jul. 2017.

ALENCAR, Claudiana Nogueira; COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; COSTA, Nelson Barros da (Orgs.). Discurso, fronteiras e hibridismo. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Editora da UNESP, 1988.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

BRAIT, Beth. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2014.

EBLE, Taís Aline; LAMAR, Adolfo Ramos. A literatura marginal/periférica: cultura híbrida, contra-hegemônica e a identidade cultural periférica. Especiaria Cadernos de Ciências Humanas, 2015, v. 16, n. 27, p. 193-212, jul./dez. 2015.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.

Google Drive plataforma de armazenamento. Fortaleza: Ceará, 2018. Disponível em:< https://drive.google.com/drive/folders/1AjFFQPem-taByPW44QzI8QeZHuCHUDtg?usp=sharing>. Acesso em: 10 nov. 2018.

Google Drive plataforma de armazenamento. Fortaleza: Ceará, 2018. Disponível em:<https://drive.google.com/drive/folders/1vvrY0_aK5nIrFiwGZ_9_i9wGqJxwauqT?usp=sharing>. Acesso em: 10 nov. 2018.

KLEIMAN, Angela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. São Paulo: Mercado de Letras, 1995.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Por uma Linguística INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

SILVA, Fransuellen Geremias. Saraus contemporâneos: a importância dos saraus como espaço político de socialização. Cadernos Cespuc, Belo Horizonte, n. 29, p.150-167, 2016.

SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: Hip-Hop. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

SOUZA, Ana Lúcia Silva. Linguagem e Letramentos de Reexistência: exercícios para reeducação das relações raciais na escola. Linguagem em foco: Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, v. 8, n. 2, p. 67-76, 2016. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/index.php/edicao-atual/43577-2016>. Acesso em: 29 de ago. 2017.

STREET, Brian Vicent. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

Silva, T. R., & alencar, C. nogueira de. (2019). Reexistência, rap e periferia : Os signos ideológicos do discurso de jovens mcs. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(2), 82-96. https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9475