Ensino médio integrado

Avanços, desafios e perspectivas

Autores

  • Eliscleia Alves Silva INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS
  • Raimundo Laerton de Lima Leite Instituto Federal do Tocantins - IFTO
  • Rivadavia Porto Cavalcante Instituto Federal do Tocantins - IFTO
  • Jair José Maldaner

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9435

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Formação humana integral, Trabalho

Resumo

Este texto trata das possibilidades, importância e desafios da formação humana integral no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Trata-se de pesqui- sa bibliográfica que em um primeiro momento buscou refletir sobre as conquistas legais, contradições e retrocessos em torno da articulação entre formação básica e formação profissional no Brasil. Elaborou-se também uma análise dos principais dispositivos legais que ora sinalizam avanços rumo à uma formação humana integral, ora legitima a oferta de uma formação conformadora e instrumental. Foi realizado ainda uma análise das primeiras ações do atual governo brasileiro (2019-2022) em busca de desvendar as perspectivas para o projeto de ensino médio integrado no Brasil. Conclui-se que as ameaças à proposta de formação ampla feitas no passado tornam-se a repetir no presente e por essa razão a resistência deve ser constante e a essência que compõe essa perspectiva formativa deve ser constantemente reafirmada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raimundo Laerton de Lima Leite, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992), especialista em Agricultura Tropical pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(1995), especialista em Plantio Direto pela Universidade de Brasília (2002), mestre em Ciência Animal Tropical pela Universidade Federal do Tocantins (2007) e doutor em Ciência Animal Tropical pela Universidade Federal do Tocantins (2012). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Araguatins desde o ano de 1995. Atualmente é professor do curso de Agronomia, onde ministra as disciplinas de Química e Fertilidade do Solo, Manejo e Conservação do Solo e Agricultura III e a disciplina de Culturas Anuais no Curso Técnico em Agropecuária Subsequente. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica no IFTO.

Rivadavia Porto Cavalcante, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Doutor em Linguística e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba ? (PROLING/UFPB). Estágio de Doutorado Sanduiche (PDSE/CAPES) - Boursier d?excelence - pela Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça. Mestre em Linguística e Práticas Sociais (PROLING/UFPB), Especialista em métodos de Ensino/Aprendizagem da língua inglesa pela Faculdade de Educação São Luiz, Jabotical/SP, Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciado e Bacharelado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como Pesquisador de práticas sociais da lingua(gem) e dos gêneros de texto que as representam, com ênfase em Linguística Aplicada e Políticas Linguísticas. Docente e Tradutor (Inglês/Francês) com experiência em gestão de projetos para cooperação e parcerias internacionais. Lider do Grupo de Estudos em Lingua(gem), Interação e Representações nas Práticas Formativas (GELIPRAC/IFTO), Membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB) e do Núcleo de Estudos de Políticas e Educação Linguística (NEPEL/UFPB) cadastrados no CNPq.

Jair José Maldaner

Possui Doutorado (2016) e Mestrado (2009) em Educação pela Universidade de Brasília, Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1996), Especialização em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília(1999) e Especialização em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino - Educon (2006). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins -IFTO- Campus Palmas; Líder do grupo de pesquisa Cnpq/IFTO Práxis: Trabalho, Educação e Sociedade; Atua como Coordenador Local e como docente no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica -EPT, Formação de Professores, Filosofia, Educação, Ética, Cidadania, Direitos Humanos.

Referências

ARAÚJO, R. M. de L.; Frigotto, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação

BRASIL. Atos do Poder Executivo. Ministério da Educação, Diário Oficial da União, Brasília, DF, ano LX No 67-A, 08 de abril de 2019. Seção II, p.1.

Folha de São Paulo, Brasília, 30 de abr. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/04/mec-estende-corte-de-30-de-verbas-a-todas-universidades-federais.shtml. Acesso em: 13 mai. 2019.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs.) Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. Cap. I e II. p. 21 a 82.

GRABOWSKI, G.; KUENZER, A. Z. A produção do conhecimento no campo da educação profissional no regime de acumulação flexível. Holos, v. 6, p. 22-32,

GRAMSCI, A. Caderno 12. Os intelectuais. O princípio educativo. In: _____. Cadernos do cárcere. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. Ed. São Paulo: Atlas,2003.

MOURA, D. H.; LIMA FILHO, D. L.; SILVA, M. R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, p. 1057–1080, 2015.

RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. Cap. 2 p. 42 a 58 In MOLL, Jaqueline et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

_____. Escola sem Partido: a criminalização do trabalho pedagógico. In Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira /organizador Gaudêncio Frigotto. Rio de Janeiro : UERJ, LPP, 2017.

RODRIGUES, J. O Moderno Príncipe Industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria. São Paulo: Cortez, 1997.

SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro: EPSJV; FIOCRUZ, v. 1, p. 131-152, 2003.

Valor econômico, Brasília, 28 jan. 2019. Disponível em: https://www.valor.com.br/brasil/6088217/ideia-deuniversidade-para-todos-nao-existe-diz-ministro-da-educacao. Acesso em: 28 Jan. 2019.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

Silva, E. A., Leite, R. L. de L., Cavalcante, R. P., & Maldaner, J. J. (2019). Ensino médio integrado: Avanços, desafios e perspectivas. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(2), 71–81. https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9435