Ensino médio integrado
Avanços, desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9435Palavras-chave:
Ensino médio integrado, Formação humana integral, TrabalhoResumo
Este texto trata das possibilidades, importância e desafios da formação humana integral no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Trata-se de pesqui- sa bibliográfica que em um primeiro momento buscou refletir sobre as conquistas legais, contradições e retrocessos em torno da articulação entre formação básica e formação profissional no Brasil. Elaborou-se também uma análise dos principais dispositivos legais que ora sinalizam avanços rumo à uma formação humana integral, ora legitima a oferta de uma formação conformadora e instrumental. Foi realizado ainda uma análise das primeiras ações do atual governo brasileiro (2019-2022) em busca de desvendar as perspectivas para o projeto de ensino médio integrado no Brasil. Conclui-se que as ameaças à proposta de formação ampla feitas no passado tornam-se a repetir no presente e por essa razão a resistência deve ser constante e a essência que compõe essa perspectiva formativa deve ser constantemente reafirmada.
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