A teoria pós-colonial e a (re)construção da relação língua e cultura na sala de aula de inglês

Autores

  • Silvia Cristina Barros de Souza Hall UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.9426

Palavras-chave:

Interculturalidade, Cultura e Lingua Inglesa, Formação crítica de professores

Resumo

Este trabalho buscou verificar as percepções que os alunos de duas turmas de Letras- Inglês da UFOPA tinham acerca da relação entre língua e cultura na sala de aula de língua inglesa e em sua formação de futuros professores, mais especificamente, as reflexões (re)construídas e partilhadas na disciplina de Culturas Anglófonas. As atividades dessa disciplina foram planejadas seguindo um viés intercultural, que, de acordo com Corbett (2003), trata todos os valores culturais como abertos ao debate e sujeitos a examinação crítica e negociação. Os resultados do estudo mostraram que, ao se trabalhar a relação cultura e língua à luz da teoria pós-colonial e da pedagogia intercultural, discursos de empoderamento, agência de falantes, possibilidades de resistência e identidades culturais localmente situadas foram identificados nas falas dos participantes

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Biografia do Autor

Silvia Cristina Barros de Souza Hall, UFOPA

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2016)
Professor Adjunto A da Universidade Federal do Oeste do Pará , Brasil

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

Cristina Barros de Souza Hall, S. . (2020). A teoria pós-colonial e a (re)construção da relação língua e cultura na sala de aula de inglês. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(1), 66–80. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.9426