A Educação musical inclusiva no Brasil

Uma revisão de literatura

Autores

  • Leticia Caroline Souza Programa de Pós-Graduação em Música. Universidade Federal de Minas Gerais
  • Renato Tocantins Sampaio Programa de Pós-Graduação em Música. Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.869

Palavras-chave:

Educação musical, Inclusão, Brasil

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão sistemática de literatura sobre Educação Musical Inclusiva, na língua portuguesa, que apresente como as aulas de música inclusivas são realizadas em escolas especializadas de música e no ensino regular. Em busca em diversas bases de dados, foram encontrados 3.867 resultados, sendo que apenas 16 se adequaram ao tema e critério propostos. Observou-se a presença de propostas de educação musical inclusiva em várias regiões do Brasil, mas ainda há uma grande defasagem em termos de formação de professores e de propostas pe- dagógico-musicais adequadas.

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Biografia do Autor

Leticia Caroline Souza, Programa de Pós-Graduação em Música. Universidade Federal de Minas Gerais

Educadora Musical. Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Renato Tocantins Sampaio, Programa de Pós-Graduação em Música. Universidade Federal de Minas Gerais

Educador Musical e Musicoterapeuta. Doutor em Neurociências (UFMG). Profesor Adjunto do Departamento de Instrumentos e Canto da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2019-11-25

Como Citar

Souza, L. C., & Sampaio, R. T. (2019). A Educação musical inclusiva no Brasil: Uma revisão de literatura. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(2), 113–128. https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.869