Educação, mérito e raça

Trajetórias de docentes negros no ensino superior brasileiro

Autores

  • ARILDA ARBOLEYA Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.854

Resumo

Um ligeiro olhar para as universidades públicas brasileiras revela que, a despeito da maioria da população nacional ser negra, este ainda é um espaço branco. Tal fato, proveniente de nossa histórica engenharia social, coloca em pauta as barreiras estruturais e simbólicas que se interpõem na trajetória educacional dos negros, anotando suas oportunidades de acesso à educação de qualidade, as condições de ascensão nela geradas e as representações sociais que a envolvem. Nesse sentido, tomando a educação como um expoente das tensões raciais e de seus desdobramentos em termos de escalonamento social, propõe-se analisar aqui, em interconexão com a teoria social acerca da relação educação-raça-mobilidade, as trajetórias de docentes negros do ensino superior público brasileiro, buscando refletir acerca das estratégias mobilizadas por estes atores no curso dessa ascensão social e intelectual e dos significados que elaboram para o mérito alcançado. Emprega-se, neste esforço, estratégias metodológicas de história oral.

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Biografia do Autor

  • ARILDA ARBOLEYA, Universidade Federal do Paraná

    Dra. em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná

    Profª. do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação

    Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2019-05-31

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural

Como Citar

ARBOLEYA, A. (2019). Educação, mérito e raça: Trajetórias de docentes negros no ensino superior brasileiro. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(1), 95-113. https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.854