Educação Intercultural em Espaço de Fronteira

A Mediação de Leitura Literária como Caminho

  • Elisane Andressa Kaiser da Silva UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Mariana Cortez

Resumo

Entende-se que propiciar um espaço em que a alteridade e a sensibilização para estar com o outro sejam pilares fundamentais em instituições de ensino que recebem estudantes imigrantes. Para isso, propõe-se analisar as concepções de interculturalidade e de práticas de leituras literária de professores de Ensino Fundamental I de escolas localizadas na faixa de fronteira, especificamente a tríplice fronteira Argentina, Brasil e Paraguai, a fim de verificar se estas escolas entendem e proporcionam o ensino intercultural, na perspectiva apresentada por este artigo, e se os professores reconhecem a literatura infantil como uma possibilidade para criar um espaço sensível de integração. As reflexões de Vera Maria Candau (2012) fundamentarão o debate sobre o ensino intercultural e as diretrizes oferecidas pela Cruz Roja Española para a utilização da arte nesta abordagem educativa contribuirão para a problematização que se pretende discutir.

Publicado
2019-05-31
Como Citar
da Silva, E. A. K., & Cortez, M. (2019). Educação Intercultural em Espaço de Fronteira. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(1), 114-128. https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.844
Seção
Dossiê Temático