A produção literária de José Eduardo Agualusa para infância no mercado editorial brasileiro

Autores

  • Gabriela Calônico de Oliveira Rede municipal de florianópolis
  • Eliane Santana Dias Debus UFSC

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.839

Palavras-chave:

Literaturas Africanas, Língua Portuguesa, José Eduardo Agualusa

Resumo

O artigo tem como objetivo publicizar uma pesquisa que analisou a produção literária para infância de José Eduardo Agualusa publicada no Brasil, em particular os títulos O filho do vento (2006), Newti e o mar (2012) e A rainha dos estapafúrdios (2016), a partir dos aspectos textuais, sobretudo da lenda e das narrativas curtas contemporâneas. Partindo do pressuposto de que as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa começam a ser publicadas pelo mercado editorial brasileiro a partir da Lei no 10.639, de 2003, acredita-se que a inserção dessas narrativas possibilita uma edu- cação antirracista e isso só foi possível pela demanda da Lei. Dessa maneira, narrativas como as analisadas nesta pesquisa viabilizam o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Calônico de Oliveira, Rede municipal de florianópolis

Graduada em Pedagogia/UFSC

Eliane Santana Dias Debus, UFSC

Possui graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Fundação Educacional de Criciúma (1991), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e Pós-doutorado em andamento na Universidade do Minho (PT). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Metodologia de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. É líder do Grupo de Pesquisas "LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária", da Universidade Federal de Santa Catarina.Membro integrante dos Grupos de Pesquisas "A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas Culturais para crianças", coordenado pela Professora Doutora Regina Michelli (UERJ) e do Grupo "Produções Culturais para crianças", coordenado pelo Professor Doutor Fernando Azevedo, do Centro de Investigação em Estudos da da Criança da Universidade do Minho (Braga/Portugal). Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, temática africana e afro-brasileira na literatura infantil e juvenil, formação de leitores, formação de professores e leitura literária.Dos livros publicados destacam-se Monteiro Lobato e o leitor esse conhecido (2004 UFSC/Univali) Selo Altamente Recomendável da FNLIJ - indicação para o Jabuti (entre os 10), Catálogo de Bolonha da FNLIJ; Festaria de brincança: a leitura literária na Educação Infantil (2006/Paulus) Selo Altamente Recomendável da FNLIJ e Catálogo de Bolonha da FNLIJ; A literatura infantil e juvenil de língua portuguesa: leituras do Brasil e d´além mar (Organização - 2008,UNISUL); Literatura Infantil e juvenil: leituras, análises e reflexões (Org. DEBUS, DOMINGUES, JULIANO) – (2010/UNISUL) Catálogo de Bolonha da FNLIJ; Entre Fadas e bruxas (Organização Eliane Debus e Regina Michelli) (Dialogarts, 2015); Literatura infantil e juvenil - do literário a outras manifestações estéticas (UNISUL, 2016) Selo Altamente e Recomendável da FNLIJ), Catálogo de Bolonha da FNLIJ e Prêmio de melhor livro Teórico de 2016/2017 e A temática da Cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens (Cortez, 2017).

Referências

AGUALUSA, José Eduardo. O filho do vento. Ilustração de António Ole. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2006.

AGUALUSA, José Eduardo. Nweti e o mar: exercícios para sonhar sereias. Rio de Janeiro: Gryphus, 2012.

AGUALUSA, José Eduardo. A rainha do Estapafurdio. São Paulo: Melhoramentos, 2016. ARAUJO, Débora Cristina de. Relações raciais, discurso e literatura infanto-juvenil. 2010. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

ARAUJO, Débora Cristina de. Literatura infanto-juvenil e política educacional: estratégias de racialização no programa nacional de biblioteca da escola (PNBE). 2015. 335 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

AZEVEDO, Ricardo. Livros para crianças e literatura infantil: convergências e dissonâncias. Jor- nal do Alfabetizador, Porto Alegre, v. 11, n. 61, p. 6-7, 1999.

BRASIL. Lei no 10.639, de 9 janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan, 2003. Disponível em: <http://www.pla-nalto.gov.br/ccivil/LEIS/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 11 maio 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília, DF: MEC, 2004. Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uplo-ads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf>. Acesso em: 9 maio 2017.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura: vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995. COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000

DEBUS, Eliane Santana Dias. A Escravização Africana na Literatura Infanto-Juvenil: lendo dois títulos. Currículo sem Fronteiras, [S.l.], v. 1, p. 141-156, 2012.

ECO, Umberto. Sobre a literatura. Tradução de Eliana Aguiar. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil:Uma breve discussão. In: SOUSA, Andréia Lisboa et al. Educação anti-racista: caminhos abertos pela lei Federal no10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura Infantil em Gêneros: desarrumem as gavetas. São Paulo: Mundo Mirim, 2012. 160 p.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história & histórias. São Paulo: Ática, 1987.

ROLON, Renata B. B. O ensino das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no curriculum escolar brasileiro: algumas considerações. Revista Ecos, Cáceres, MT, n. 11, dez. 2011.

SILVA, Celso Sisto. Bô sukuta! Kada kin ku su manera: as junbai tradicionais africanas recria- das na literatura infantojuvenil brasileira, eué!. 2011. 441 f. Tese (Doutorado Letras - Teoria da Literatura) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011.

SOUZA, Ângela; SODRÉ, Patrícia. Literatura infanto-juvenil e relações étnico-raciais no ensi- no fundamental. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2011. 22 p.

VALE, Luiza. Narrativas infantis. In: SARAIVA, Juracy A. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

de Oliveira, G. C., & Debus, E. S. D. (2019). A produção literária de José Eduardo Agualusa para infância no mercado editorial brasileiro. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(2), 01–15. https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.839