A Construção da abordagem histórica numa perspectiva afrocentrada por meio do uso da poesia negra em sala de aula

Autores

  • Fábio Eduardo Cressoni UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.834

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a categoria epistemológica e teórica afrocêntrica para, em seguida, demonstrar suas possibilidades de uso para o ensino de história na educação básica. Para tanto, optamos por expor o referido conceito, problematizando suas origens e fundamentos para, em seguida, indicarmos como este referencial pode ser adotado para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem na área de história. O caminho teórico-metodológico adotado na escrita deste artigo nos conduz sequencialmente a compreensão da ideia de quilombismo, de acordo com as definições propostas por Abdias do Nascimento. Em seguida, dotados deste escopo pedagógico, passamos a observar como a literatura elaborada pelos poetas negros Solano Trindade e Oliveira Silveira permite inserir esta perspectiva em sala de aula. Finalizamos esta reflexão, apresentando parte da produção literária cearense no contexto abolicionista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Eduardo Cressoni, UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB campus Ceará). Instituto de Humanidades (IH). Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades (PPGIH-Mestrado). Professor no Bacharelado em Humanidades e na Licenciatura em História. Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP campus Franca), mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e licenciado em História pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (UNAR).

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Cressoni, F. E. (2019). A Construção da abordagem histórica numa perspectiva afrocentrada por meio do uso da poesia negra em sala de aula. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(1), 63–80. https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.834

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural