A Construção da abordagem histórica numa perspectiva afrocentrada por meio do uso da poesia negra em sala de aula

  • Fábio Eduardo Cressoni UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a categoria epistemológica e teórica afrocêntrica para, em seguida, demonstrar suas possibilidades de uso para o ensino de história na educação básica. Para tanto, optamos por expor o referido conceito, problematizando suas origens e fundamentos para, em seguida, indicarmos como este referencial pode ser adotado para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem na área de história. O caminho teórico-metodológico adotado na escrita deste artigo nos conduz sequencialmente a compreensão da ideia de quilombismo, de acordo com as definições propostas por Abdias do Nascimento. Em seguida, dotados deste escopo pedagógico, passamos a observar como a literatura elaborada pelos poetas negros Solano Trindade e Oliveira Silveira permite inserir esta perspectiva em sala de aula. Finalizamos esta reflexão, apresentando parte da produção literária cearense no contexto abolicionista.

Biografia do Autor

Fábio Eduardo Cressoni, UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB campus Ceará). Instituto de Humanidades (IH). Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades (PPGIH-Mestrado). Professor no Bacharelado em Humanidades e na Licenciatura em História. Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP campus Franca), mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e licenciado em História pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (UNAR).

Publicado
2019-05-31
Como Citar
Cressoni, F. E. (2019). A Construção da abordagem histórica numa perspectiva afrocentrada por meio do uso da poesia negra em sala de aula. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(1), 63-80. https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.834
Seção
Dossiê Temático