A Escola do Campo

Origens e legislação

Autores

  • Geraldo Garbelini Neto Prefeitura Municipal de Corumbá-MS/Secretaria Municipal de Educação. Docente da Rede Municipal de Educação de Corumbá-MS.
  • Anamaria Santana da Silva Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Docente do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.825

Palavras-chave:

Educação do campo, movimentos sociais do campo, política educacional

Resumo

Ao navegarmos, por meio de pesquisa na literatura e de documentos, com o objetivo de apresen- tar reflexões a respeito do movimento desencadeado no processo de emergência da Educação do Campo no contexto brasileiro, foi possível identificar que inicialmente o movimento social do cam- po teve o foco à Reforma Agrária, posteriormente, e concomitantemente à luta pela terra a atenção voltou-se também a reivindicação à escola no campo. A conscientização ao longo dessa trajetória trouxe à tona que a escola é um direito que fora deixado de lado pelo poder público, porém repre- sentativa para a educação do coletivo e garantia dos direitos sociais. O presente texto é parte de uma dissertação de mestrado que tratou dessa temática e analisou uma proposta educativa numa escola do campo no município de Corumbá/MS. O texto aborda as origens da Educação do Cam- po e a legislação que foi sendo produzida ao longo dos anos para que a mesma fosse consolidada como um direito daqueles que residem na zona rural.

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Referências

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Publicado

2019-11-25

Como Citar

Garbelini Neto, G., & Silva, A. S. da. (2019). A Escola do Campo : Origens e legislação. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(2), 97–112. https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.825