FORMAÇÃO CONTINUADA DE FUNCIONÁRIAS(OS) DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.808Resumo
Neste estudo, apresenta-se um relato de experiência sobre formação de funcionárias(os) escolares, não-docentes, desenvolvida no estágio curricular de psicologia escolar. Entende-se que o trabalho desses profissionais tem uma di- mensão educativa central na construção da gestão escolar democrática. Portan- to, realizam-se reuniões mensais de formação com as(os) funcionárias(os) das escolas, coordenadas por estagiários de psicologia escolar. Os temas trabalhados nesses encontros são: papel educativo das(os) funcionárias(os) escolares; desen- volvimento humano; desvalorização do trabalhador braçal; organização sindical e luta dos trabalhadores. Como resultados, tem-se a constituição do processo grupal e uma nova configuração da identidade profissional, articulada à com- preensão da especificidade educativa do trabalhador.
PALAVRAS-CHAVE: Psicologia escolar, administração educacional, trabalho em grupo, trabalhadores da educação.