Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica

em questão o curso de pedagogia da UFF

  • Erika Souza Leme Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Valdelúcia Alves da Costa Universidade Federal Fluminense - UFF

Resumo

Este artigo é parte integrante da pesquisa de doutorado cujo objetivo foi analisar as relações entre as contribuições da Formação Cultural (Biulding) à Formação Acadêmica no âmbito do Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense – UFF, à luz da Teoria Crítica da Sociedade, com ênfase no Componente Curricular de Atividades Culturais. São apresentados elementos referentes às perspectivas da Universidade contemporânea, devido à defesa da ação e do pensamento autônomos do indivíduo e pela influência da Indústria Cultural sobre a formação. Os resultados expressam o potencial cultural da Universidade no enfrentamento da racionalidade instrumental, que tem como projeto a formação aligeirada, reducionista e fragmentada na pseudo tentativa de atender às demandas do mundo do trabalho. Por fim, identificamos as possibilidades da formação à vida e à experiência humana.

Biografia do Autor

Erika Souza Leme, Universidade Federal Fluminense - UFF
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense - UFF. Graduação em Letras(UNORP,1997);Especialização em Linguística(UNESP, 2000); Mestrado emEducação(UFRJ,2011), Pedagogia(UFRJ,2012), Doutora em Educação(UFF,2017). Pesquisadora nas áreas de Formação de Professores, Escola Democrática, Inclusão em Educação e Direitos Humanos. Atuo há 16 anos como docente, com experiência no ensino fundamental e superior.
Valdelúcia Alves da Costa, Universidade Federal Fluminense - UFF
Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense - UFF. Pós-Doutorado em Educação (UFPE/UNAM). Líder do grupo de pesquisa CNPq: Políticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão (GRUPEPE).
Publicado
2019-05-31
Como Citar
Leme, E. S., & Costa, V. A. da. (2019). Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(1), 174-189. https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.794
Seção
Artigos de fluxo contínuo