ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010)

Autores

  • Marieta Gouvea de Oliveira Penna Universidade Federal de São Paulo
  • Isabel Melero Bello Universidade Federal de São Paulo
  • Márcia Aparecida Jacomini Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.781

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, parte de uma pesquisa mais ampla que teve como objetivo analisar a produção acadêmica, sobre políticas educacio- nais no Brasil, produzida no período de 2000 a 2010. Trata-se de um estudo de revisão com análise documental e pesquisa bibliográfica, com base no resumo de 89 teses e dissertações que tratam sobre a formação continuada de profes- sores da educação básica. Tomou-se, como referencial teórico, estudos contem- porâneos que problematizam a formação continuada de professores em uma perspectiva crítica. Além disso, observou-se que a formação continuada é va- lorizada pelos professores porque favorece um movimento que busca melhorar as práticas educativas e aproxima a escola da universidade. Contudo, há certo distanciamento entre a formação que é oferecida pelas redes de ensino e as demandas dos professores, o que limita o potencial das formações continua- das. Também foi observado que, independentemente da qualidade de um pro- grama ou política de formação continuada, este é normalmente interrompido quando há mudança de governo.

PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada, políticas educacionais, educação básica.


 

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Biografia do Autor

Marieta Gouvea de Oliveira Penna, Universidade Federal de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Educação da Unifesp

Isabel Melero Bello, Universidade Federal de São Paulo

Professora Adjunta do Departamento de Educção da Unifesp

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Educação da Unifesp

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Publicado

2018-11-28

Como Citar

Penna, M. G. de O., Bello, I. M., & Jacomini, M. A. (2018). ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010). Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 6(2), 35–55. https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.781