ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010)

Autores

  • Marieta Gouvea de Oliveira Penna Universidade Federal de São Paulo
  • Isabel Melero Bello Universidade Federal de São Paulo
  • Márcia Aparecida Jacomini Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.781

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, parte de uma pesquisa mais ampla que teve como objetivo analisar a produção acadêmica, sobre políticas educacio- nais no Brasil, produzida no período de 2000 a 2010. Trata-se de um estudo de revisão com análise documental e pesquisa bibliográfica, com base no resumo de 89 teses e dissertações que tratam sobre a formação continuada de profes- sores da educação básica. Tomou-se, como referencial teórico, estudos contem- porâneos que problematizam a formação continuada de professores em uma perspectiva crítica. Além disso, observou-se que a formação continuada é va- lorizada pelos professores porque favorece um movimento que busca melhorar as práticas educativas e aproxima a escola da universidade. Contudo, há certo distanciamento entre a formação que é oferecida pelas redes de ensino e as demandas dos professores, o que limita o potencial das formações continua- das. Também foi observado que, independentemente da qualidade de um pro- grama ou política de formação continuada, este é normalmente interrompido quando há mudança de governo.

PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada, políticas educacionais, educação básica.


 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Marieta Gouvea de Oliveira Penna, Universidade Federal de São Paulo
    Professora Associada do Departamento de Educação da Unifesp
  • Isabel Melero Bello, Universidade Federal de São Paulo
    Professora Adjunta do Departamento de Educção da Unifesp
  • Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo
    Professora Associada do Departamento de Educação da Unifesp

Downloads

Publicado

2018-11-28

Como Citar

Penna, M. G. de O., Bello, I. M., & Jacomini, M. A. (2018). ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010). Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 6(2), 35-55. https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.781