ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Michele Oliveira Vieira PUCRS
  • Alberto Lopo Montalvão Neto Unicamp
  • Daiana de Carvalho Figueiredo PUC Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.756

Resumo

Neste artigo pretende-se apresentar um relato de experiência de aspectos didáticos e metodológicos sobre a iniciação a leitura de um Jardim Escola português, no qual é utilizado o Método João de Deus de Ensino. Baseado nos conhecimentos pedagógicos, João de Deus criou em 1876 a Cartilha Maternal que se destaca pela sua forma progressiva de ensinar as crianças a aprenderem a ler da mesma forma como se aprendeu a falar. As atividades relatadas são: acolhimento, iniciação à leitura, introdução à matemática, atividades recreativas, alimentação e descanso. Essas vivências são de suma importância para o desenvolvimento do professor em formação, que assim, consegue articular a teoria estudada com a realidade da rotina escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Escola João de Deus, cartilha Maternal, iniciação à leitura


 

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Publicado

2018-05-28

Como Citar

Vieira, M. O., Montalvão Neto, A. L., & Figueiredo, D. de C. (2018). ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 6(1), 87–97. https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.756