Representações sobre a escola para estudantes do ensino médio das redes pública e particular

Autores

  • Laércio da Costa Carrer UNIFESP
  • Marieta Gouvêa de Oliveira Penna Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.750

Resumo

O presente artigo apresenta parte do resultado de pesquisa que visou identificar semelhanças e/ou constatar diferenças na representação sobre a escola entre estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola da rede pública e de uma escola da rede particular da cidade de São Paulo. Para tanto, utilizou-se o referencial teórico de Pierre Bourdieu (conceito de representação) e de Phillippe Perrenoud (ofício de aluno). As informações foram coletadas por meio da aplicação de questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Os resultados abrem possibilidades de se estabelecerem convergências e explicitam antagonismos nas representações que os jovens possuem sobre o universo escolar, relacionadas às condições objetivas de escolarização dos estudantes e por sua condição juvenil.

Palavras chaves: Ensino Médio. Juventude e Educação. Representação social.

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Biografia do Autor

Laércio da Costa Carrer, UNIFESP

Mestre em Educação pela UNIFESP.

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

Carrer, L. da C., & Penna, M. G. de O. (2019). Representações sobre a escola para estudantes do ensino médio das redes pública e particular. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.750