A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFRN: UM DOS CAMINHOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Vanessa Gosso Gadelha de Freitas Fortes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Lúcia de Araújo Ramos Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.749

Resumo

A inclusão de alunos com deficiência visual no Ensino Médio Integrado no IFRN, mais especificamente no Curso Técnico em Eletrônica, desencadeou vários desafios para a instituição, entre eles a formação de seus professores, pois a maioria dos docentes não detinha conhecimentos sobre as necessidades educacionais desses alunos. Isso suscitou nosso interesse em empreender uma investigação cujo objetivo geral foi analisar as contribuições de um projeto de intervenção voltado para a formação continuada dos professores do Ensino Médio Integrado do IFRN, visando à inclusão de um aluno com Baixa Visão. Para atingirmos esse objetivo, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, envolvendo pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e uma pesquisa-ação. Os resultados demonstraram a pertinência do projeto de intervenção, já que os saberes dos docentes frente a esse aluno foram construídos e/ou reconstruídos, demandando, porém, uma continuidade de momentos formativos na área.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino Médio Integrado, Formação docente, Deficiência Visual.

 

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Gosso Gadelha de Freitas Fortes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora dos cursos de Licenciatura do IFRN pertecente à diretoria de Ciência e Ensino. Atua nas áreas de educação especial numa perspectiva inclusiva.

Lúcia de Araújo Ramos Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora titular dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação, pertencentes ao Centro de Educação da UFRN. Atua nas áreas de educação especial numa perspectiva inclusiva.

Downloads

Publicado

2017-11-27

Como Citar

Fortes, V. G. G. de F., & Martins, L. de A. R. (2017). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFRN: UM DOS CAMINHOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 5(2), 31–53. https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.749