SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ligiane Marcelino Weirich Secretaria Municipal da Educação de Curitiba
  • Noemi Sutil Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.748

Palavras-chave:

Educação Infantil, cultura científica, ambiente

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se uma pesquisa desenvolvida na Educa- ção Infantil, com o objetivo de analisar como as crianças constroem significa- dos sobre o ambiente em que estão inseridas, por meio de atividades educacio- nais para reconhecimento, problematização e ação sobre contextos. Essas ações foram realizadas em instituição pública, na cidade de Curitiba, em 2014, com 24 crianças entre quatro e cinco anos. Tais atividades envolveram: rodas de ciências, exposições de vídeos e aulas de campo no entorno da instituição escolar. Nessas ações educativas, foram considerados os interesses e as com- preensões iniciais das crianças, como atores sociais, com base em pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Educação Ambiental. Os dados compreendem registros em áudio, vídeo e diário de campo, além de trabalhos das crianças. Esses materiais foram analisados conforme a Análise de Conteúdo. Destacam-se resultados relacionados ao reconhecimento, ao questionamento e às proposições de alternativas, por parte das crianças, a problemas de sua realidade vivencial.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil, cultura científica, ambiente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ligiane Marcelino Weirich, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba

Mestre em Ensino de Ciências. Professor/Gestor da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

Noemi Sutil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação para a Ciência. Professora Adjunta do Departamento Acadêmico de Física - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Downloads

Publicado

2018-11-28

Como Citar

Marcelino Weirich, L., & Sutil, N. (2018). SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 6(2), 91–109. https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.748