SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ligiane Marcelino Weirich Secretaria Municipal da Educação de Curitiba
  • Noemi Sutil Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.748

Palavras-chave:

Educação Infantil, cultura científica, ambiente

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se uma pesquisa desenvolvida na Educa- ção Infantil, com o objetivo de analisar como as crianças constroem significa- dos sobre o ambiente em que estão inseridas, por meio de atividades educacio- nais para reconhecimento, problematização e ação sobre contextos. Essas ações foram realizadas em instituição pública, na cidade de Curitiba, em 2014, com 24 crianças entre quatro e cinco anos. Tais atividades envolveram: rodas de ciências, exposições de vídeos e aulas de campo no entorno da instituição escolar. Nessas ações educativas, foram considerados os interesses e as com- preensões iniciais das crianças, como atores sociais, com base em pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Educação Ambiental. Os dados compreendem registros em áudio, vídeo e diário de campo, além de trabalhos das crianças. Esses materiais foram analisados conforme a Análise de Conteúdo. Destacam-se resultados relacionados ao reconhecimento, ao questionamento e às proposições de alternativas, por parte das crianças, a problemas de sua realidade vivencial.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil, cultura científica, ambiente.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ligiane Marcelino Weirich, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba

Mestre em Ensino de Ciências. Professor/Gestor da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

Noemi Sutil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação para a Ciência. Professora Adjunta do Departamento Acadêmico de Física - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Downloads

Publicado

2018-11-28

Como Citar

Marcelino Weirich, L., & Sutil, N. (2018). SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 6(2), 91–109. https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.748