SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016)

Autores

  • Mateus Henrique do Amaral Universidade metodista de Piracicaba
  • Tânia Valéria de Oliveira Scaranello UNimep
  • Maria Inês Bacellar Monteiro Unimep

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.744

Resumo

Esse artigo é uma revisão de literatura de estudos que versam sobre o Ensino Médio, publicados na Revista Educação Especial (UFMS) e Revista Brasileira de Educação Especial entre 2014 e 2016. O objetivo é analisar como os artigos publicados, que tratam especificamente sobre a educação de alunos com deficiência, têm debatido essa etapa de ensino. Os textos foram selecionados a partir da leitura dos resumos publicados nos periódicos durante o período e, posteriormente, lidos integralmente, destacando-se o vínculo institucional dos autores, a necessidade educativa especial focalizada, temáticas, perspectivas teóricas e procedimentos metodológicos e os principais resultados/considerações de cada um. As considerações apontam para a necessidade de ampliação do debate sobre políticas públicas e a transversalidade da Educação Especial e o Ensino Médio, de modo a problematizar as novas reformas e buscar uma educação que forme jovens críticos e conscientes da realidade.

PALAVRAS-CHAVE: ensino médio, educação especia, revisão de literatura.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-11-27

Como Citar

Amaral, M. H. do, Scaranello, T. V. de O., & Monteiro, M. I. B. (2017). SOBRE PEDRAS NO CAMINHO: ESTUDOS SOBRE ENSINO MÉDIO EM DOIS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014 – 2016). Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 5(2), 108–130. https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.744

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural