A PRODUÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NOS DISCURSOS DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO: NOVOS RUMOS”

Autores

  • Eliana Povoas Pereira Estrela Brito Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.730

Resumo

A aprovação da recente reforma do ensino médio contou com o apoio decisivo das diferentes mídias ao produzirem e colocarem em circulação um conjunto discursivo que, a um só tempo, decretavam a decadência da educação secundária no Brasil e elegiam o “novo ensino médio” como a solução para o futuro da educação nacional. Este trabalho, apoiado nos estudos de Deleuze (1992) sobre as sociedades de controle e na noção de modo de endereçamento, trabalhada por Ellsworth (2001), analisa o programa: “Educação: Novos Rumos”, produzido e exibido pela TV Cultura, evidenciando as estratégias discursivas utilizadas em prol das práticas reformistas.

PALAVRAS-CHAVE: Mídia, ensino médio, formação de professores


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliana Povoas Pereira Estrela Brito, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora associada da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), tendo vindo redistribuída, em 2014, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em 2006, integrou a Comissão Especial para implantação da UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa, como professora representante da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Nesta universidade, esteve, no período de 2007 a 2011, na função de Pró-Reitora de Graduação. Possuo experiência acadêmica no campo da formação de professores atuando tanto como professora, quanto como pesquisadora na área do Currículo e Formação Docente, com ênfase, especialmente, em políticas de formação de professores e currículo.

Downloads

Publicado

2018-05-28

Como Citar

Brito, E. P. P. E. (2018). A PRODUÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NOS DISCURSOS DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO: NOVOS RUMOS”. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 6(1), 146–163. https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.730