AS OBRAS DE CARNEIRO LEÃO NO CENÁRIO POLÍTICO- EDUCACIONAL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1930

Autores

  • Jonathas de Paula Chaguri Universidade Estadual do Paraná, campus Paranavaí
  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.727

Resumo

Antônio Arruda Carneiro Leão (1887-1966) sempre esteve envolvido com debates educacionais e sociais da nação brasileira. Dentre suas diversas atividades exercidas na educação, ele atuou como professor-chefe de francês no Colégio D. Pedro II e o responsável por implantar o método direto para o ensino de línguas estrangeiras durante a reforma Francisco Campos no Brasil. Além disso, Carneiro Leão se preocupou com a chegada dos imigrantes europeus no Brasil, buscando uma reorganização no sistema de ensino para suprir essa nova demanda. Com isso, surgiu a necessidade de estudar novas línguas estrangeiras no país, possibilitando, portanto, as descobertas científicas adotarem o uso da língua franca para divulgação dos resultados alcançados pela ciência. Com este texto, pretendemos discutir partes de seu múltiplo talento como professor e educador no cenário político-educacional brasileiro na década de 1930 a partir das suas obras que foram identificadas, localizadas, selecionadas e ordenadas por Chaguri e Machado (2017).

PALAVRAS-CHAVE: Carneiro Leão, bibliografia, educação.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jonathas de Paula Chaguri, Universidade Estadual do Paraná, campus Paranavaí

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É integrante do Grupo de Pesquisa e Estudo História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE) e do Grupo de Pesquisa e Estudo em Linguagem e Educação (GEPLE), cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente desenvolve trabalhos nas áreas: História da Educação, Intelectuais, Instituições Escolares, Fontes e Fundamentos. Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos Sociedade, História e Educação no Brasil (HISTEDBR) registrado na CNPq. É Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE), Maringá, Paraná.

Downloads

Publicado

2018-05-28

Como Citar

Chaguri, J. de P., & Gomes Machado, M. C. (2018). AS OBRAS DE CARNEIRO LEÃO NO CENÁRIO POLÍTICO- EDUCACIONAL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1930. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 6(1), 26–48. https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.727