AS OBRAS DE CARNEIRO LEÃO NO CENÁRIO POLÍTICO- EDUCACIONAL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1930

Autores

  • Jonathas de Paula Chaguri Universidade Estadual do Paraná, campus Paranavaí
  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.727

Resumo

Antônio Arruda Carneiro Leão (1887-1966) sempre esteve envolvido com debates educacionais e sociais da nação brasileira. Dentre suas diversas atividades exercidas na educação, ele atuou como professor-chefe de francês no Colégio D. Pedro II e o responsável por implantar o método direto para o ensino de línguas estrangeiras durante a reforma Francisco Campos no Brasil. Além disso, Carneiro Leão se preocupou com a chegada dos imigrantes europeus no Brasil, buscando uma reorganização no sistema de ensino para suprir essa nova demanda. Com isso, surgiu a necessidade de estudar novas línguas estrangeiras no país, possibilitando, portanto, as descobertas científicas adotarem o uso da língua franca para divulgação dos resultados alcançados pela ciência. Com este texto, pretendemos discutir partes de seu múltiplo talento como professor e educador no cenário político-educacional brasileiro na década de 1930 a partir das suas obras que foram identificadas, localizadas, selecionadas e ordenadas por Chaguri e Machado (2017).

PALAVRAS-CHAVE: Carneiro Leão, bibliografia, educação.



Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Jonathas de Paula Chaguri, Universidade Estadual do Paraná, campus Paranavaí
    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É integrante do Grupo de Pesquisa e Estudo História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE) e do Grupo de Pesquisa e Estudo em Linguagem e Educação (GEPLE), cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
  • Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente desenvolve trabalhos nas áreas: História da Educação, Intelectuais, Instituições Escolares, Fontes e Fundamentos. Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos Sociedade, História e Educação no Brasil (HISTEDBR) registrado na CNPq. É Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE), Maringá, Paraná.

Downloads

Publicado

2018-05-28

Como Citar

Chaguri, J. de P., & Gomes Machado, M. C. (2018). AS OBRAS DE CARNEIRO LEÃO NO CENÁRIO POLÍTICO- EDUCACIONAL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1930. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 6(1), 26-48. https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.727