PROMOVENDO A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM MAPAS CONCEITUAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Autores

  • Leandro Fabrício Campelo Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Cubatão

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.726

Resumo

Mapas conceituais criam oportunidades para os alunos mostrarem relações significativas entre os conceitos estudados na Geografia. Trata-se de uma estratégia adequada a mudança do paradigma da avaliação tradicional para os processos de aprendizagem qualitativa e formativa. Sua lógica baseia-se na teoria da aprendizagem cognitiva de David Ausubel. É uma técnica desenvolvida em meados dos anos setenta por Joseph Novak e seus colegas na Universidade de Cornell. Neste artigo, apresentamos os resultados de pesquisas realizadas sobre o ensino e aprendizagem de conceitos geográficos com 38 alunos do Ensino Médio. Inicialmente, os alunos criaram os mapas conceituais no papel, posteriormente, eles foram subdivididos em pares e com o uso do CmapTools, de forma colaborativa, criou-se a oportunidade de gerar um novo mapa conceitual, analisado mediante o uso do peer review. Os resultados mostraram mapas de qualidade conceitual significativamente melhores do que quando construídos individualmente, indicando uma compreensão conceitual mais significativa e profunda.

PALAVRAS-CHAVE: ensino de geografia, mapas conceituais, aprendizagem colaborativa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leandro Fabrício Campelo, Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Cubatão

Doutorando na Faculdade de Educação na USP (Universidade de São Paulo). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2002, pós-graduação em Geografia e Gestão do Território (UFJF), 2004, especialização em Prática de Leitura e Escrita na Contemporaneidade (PUC – SP), 2007 e mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos (Unisantos), 2009. Foi professor de Geografia da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e no Colégio Jean Piaget em Santos até julho de 2014. Possui experiência em cursos superiores como no Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFSP - campus Cubatão), na Unimes e Unibr. Atualmente é professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Cubatão. Faz parte do Grupo de Pesquisa Alpha cadastrado no Diretório CNPq, coordenado pela Profa. Dra. Stela C. Be. Piconez. É especialista em Ensino de Geografia, Tecnologias Digitais e Mapeamento Conceitual.

Downloads

Publicado

2017-11-27

Como Citar

Campelo, L. F. (2017). PROMOVENDO A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM MAPAS CONCEITUAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 5(2), 170–188. https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.726