O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Mônica da Silva Gallon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Carla Melo da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.718

Resumo

A pesquisa como princípio educativo vem ganhando espaço em segmentos da educação básica. Para isso, é necessário que o professor assuma papel de orientador, requerendo atributos que o qualifiquem e facilite o desenvolvimento do projeto. O objetivo desta pesquisa foi analisar percepções de um grupo de estudantes de Ensino Médio quanto às características que eles consideravam desejáveis ao professor orientador. Para tanto, solicitou-se a um grupo de estudantes que respondessem ao questionamento: “O que você avalia como necessário a um professor para que ele seja orientador de trabalhos de pesquisa?”. As respostas foram analisadas por meio de Análise Textual Discursiva, obtendo-se três categorias: o orientador e o conhecimento; atributos de um professor orientador; o professor orientador e o peso da experiência. Percebeu-se a presença de alguns atributos vistos como desejáveis aos professores que ocupam esse papel como facilitadores da pesquisa em sala de aula.

PALAVRAS-CHAVE: Professor orientador, pesquisa em sala de aula, ensino médio.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica da Silva Gallon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutoranda do curso de Educação em Ciências e Matemática.

Carla Melo da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutoranda do curso de Educação em Ciências e Matemática.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação em Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2018-05-28

Como Citar

Gallon, M. da S., Silva, C. M. da, & Madruga, Z. E. de F. (2018). O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 6(1), 164–180. https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.718