O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Mônica da Silva Gallon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Carla Melo da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.718

Resumo

A pesquisa como princípio educativo vem ganhando espaço em segmentos da educação básica. Para isso, é necessário que o professor assuma papel de orientador, requerendo atributos que o qualifiquem e facilite o desenvolvimento do projeto. O objetivo desta pesquisa foi analisar percepções de um grupo de estudantes de Ensino Médio quanto às características que eles consideravam desejáveis ao professor orientador. Para tanto, solicitou-se a um grupo de estudantes que respondessem ao questionamento: “O que você avalia como necessário a um professor para que ele seja orientador de trabalhos de pesquisa?”. As respostas foram analisadas por meio de Análise Textual Discursiva, obtendo-se três categorias: o orientador e o conhecimento; atributos de um professor orientador; o professor orientador e o peso da experiência. Percebeu-se a presença de alguns atributos vistos como desejáveis aos professores que ocupam esse papel como facilitadores da pesquisa em sala de aula.

PALAVRAS-CHAVE: Professor orientador, pesquisa em sala de aula, ensino médio.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mônica da Silva Gallon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutoranda do curso de Educação em Ciências e Matemática.

Carla Melo da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutoranda do curso de Educação em Ciências e Matemática.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação em Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2018-05-28

Como Citar

Gallon, M. da S., Silva, C. M. da, & Madruga, Z. E. de F. (2018). O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA VISÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 6(1), 164–180. https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.718