POLÍTICA DE REDESENHO CURRICULAR EM MOVIMENTO NO ENSINO MÉDIO: CONTEXTUALIZAÇÃO E ESTADO DA QUESTÃO

Autores

  • Ricardo Inocêncio Pereira Universidade Regional de Blumenau
  • Marcia Regina Selpa Heinzle Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.714

Resumo

Com foco no Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), instituído em 2009 pelo Ministério da Educação e ainda vigente após redefininções, este artigo parte de uma pesquisa realizada sobre essa política de redesenho curricular e suas recontextualizações, do macro ao microcontexo, O texto apresenta uma breve contextualização da política e o Estado da Questão (EQ), que traz um mapeamento de textos científicos sobre o ProEMI, publicados eletronicamente desde 2009, ano de seu lançamento, até 2016, incluindo teses, dissertações, artigos e trabalhos apresentados em eventos. Evidencia-se a relevância social e científica da pesquisa, e seu potencial para trazer acréscimos qualitativos ao campo da educação e suas políticas, especialmente ao atual debate em torno do currículo do Ensino Médio.

PALAVRAS-CHAVE: Estado da Questão. Programa Ensino Médio Inovador. Redesenho Curricular.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo Inocêncio Pereira, Universidade Regional de Blumenau

Mestrando em Educação - FURB (Bolsista UNIEDU/FUMDES); Graduado em Letras: Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa e Língua Espanhola; Especialista em Metodologias Inovadoras no Ensino da Língua Portuguesa e Literatura; Professor da Rede Estadual de Santa Catarina.

Marcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação-UNICAMP; Mestre em Educação- FURB; Graduada em Pedagogia; Professora do PPGE/ME – FURB.

Downloads

Publicado

2017-11-27

Como Citar

Pereira, R. I., & Heinzle, M. R. S. (2017). POLÍTICA DE REDESENHO CURRICULAR EM MOVIMENTO NO ENSINO MÉDIO: CONTEXTUALIZAÇÃO E ESTADO DA QUESTÃO. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 5(2), 54–76. https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.714

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural