UMA PROPOSTA CURRICULAR DE ENSINO MÉDIO À LUZ DE UMA NARRATIVA JUVENIL: LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Jean Prette UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA IESC - INSTITUTO EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA
  • Sandra Michelluzzi Biazotto Mestranda em Educação pela Universidade da Região de Joinville (Univille).

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.706

Resumo

O presente artigo nos direciona a ter um olhar diferenciado acerca de uma proposta curricular, abrindo-nos a um processo crítico/reflexivo referente a perspectiva setorial do Ensino Médio. Toma-se por base a pesquisa desenvolvida por Prette (2017), que discorre um olhar sobre o currículo na perspectiva da ‘filosofia da diferença’ (GABRIEL, 2013; CORAZZA, 2001), atrelada a narrativa (auto) biográfica de um jovem estudante de Ensino Médio, revelando suas inquietações acerca do limite de se conhecer uma vida e sobre o que fazer com a ‘voz do outro’ (ARFUCH, 2010). Para compreender os processos de subjetivação de jovens, a pesquisa embasou-se nas obras de Foucault (1999; 2014), como suporte de análise dos discursos que o jovem da pesquisa está atravessado. Evidenciou-se que, ao se dar voz aos jovens inseridos em uma proposta curricular, contribui-se para que os estudantes percebam e analisem o espaço escolar podendo colaborar, também, ao processo de modus operandi organizacional.

PALAVRAS-CHAVE: Currículo, (auto)biografia, subjetivação.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jean Prette, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA IESC - INSTITUTO EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA

Mestre em Educação pela Univille - Joinville - SC. Possui graduação em Teologia (Bacharel) pela Faculdade Católica de Santa Catarina (2010) e graduação (Bacharel) em Filosofia pelo Centro Universitário de Brusque (2005), com (Licenciatura) pela Centro Universitário Claretiano de Batatais (2015), como também, Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Atua como Tutor Polo Joinville - UFSC (Licenciatura em Filosofia); e, como docente nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Educação Física na Faculdade Jangada - Jaraguá do Sul - SC, lecionando as disciplinas de Dimensões Filosóficas, Antropológicas e Sociológicas, Estudos das diversidades étnicas, Ética e Bioética e Psicologia Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem.

Sandra Michelluzzi Biazotto, Mestranda em Educação pela Universidade da Região de Joinville (Univille).

Mestranda em Educação pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Bolsista CAPES - Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente – GETRAFOR/UNIVILLE.

Downloads

Publicado

2018-05-28

Como Citar

Prette, J., & Biazotto, S. M. (2018). UMA PROPOSTA CURRICULAR DE ENSINO MÉDIO À LUZ DE UMA NARRATIVA JUVENIL: LIMITES E POSSIBILIDADES. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 6(1), 114–129. https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.706