LEITORES, LEITURAS E OS LIVROS DO PNBE NA E PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Delcio Antônio Agliardi Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.703

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa desenvolvida para a elaboração de tese de doutoramento em Letras. O estudo tem como objetivo explorar o impacto da política educativa prevista no Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), voltada à literatura na escola contemporânea. Os estudantes de uma escola pública municipal de ensino fundamental, matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), representam as vozes empíricas para a compreensão do problema de pesquisa. Tem sustentação teórica nos estudos que defendem a literatura como direito humano (CANDIDO, 2004), a experiência de ler (LEWIS, 2003), a leitura como forma de ajudar os jovens a constituírem e a se tornarem artífices de suas vidas (PETIT, 2013). Por intermédio de pesquisa-ação e outros procedimentos metodológicos foi possível compreender a história de leitura dos jovens, as funções da biblioteca escolar e os dilemas para apropriação da leitura como fonte sociocultural, tendo por base os acervos distribuídos pelo PNBE.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura literária, PNBE/EJA, experiência de ler


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Biografia do Autor

Delcio Antônio Agliardi, Universidade de Caxias do Sul

Professor da Área do Conhecimento de Humanidades

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Publicado

2018-05-28

Como Citar

Agliardi, D. A. (2018). LEITORES, LEITURAS E OS LIVROS DO PNBE NA E PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 6(1), 223–240. https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.703