LEITORES, LEITURAS E OS LIVROS DO PNBE NA E PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Delcio Antônio Agliardi Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.703

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa desenvolvida para a elaboração de tese de doutoramento em Letras. O estudo tem como objetivo explorar o impacto da política educativa prevista no Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), voltada à literatura na escola contemporânea. Os estudantes de uma escola pública municipal de ensino fundamental, matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), representam as vozes empíricas para a compreensão do problema de pesquisa. Tem sustentação teórica nos estudos que defendem a literatura como direito humano (CANDIDO, 2004), a experiência de ler (LEWIS, 2003), a leitura como forma de ajudar os jovens a constituírem e a se tornarem artífices de suas vidas (PETIT, 2013). Por intermédio de pesquisa-ação e outros procedimentos metodológicos foi possível compreender a história de leitura dos jovens, as funções da biblioteca escolar e os dilemas para apropriação da leitura como fonte sociocultural, tendo por base os acervos distribuídos pelo PNBE.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura literária, PNBE/EJA, experiência de ler


Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Delcio Antônio Agliardi, Universidade de Caxias do Sul

Professor da Área do Conhecimento de Humanidades

Downloads

Publicado

2018-05-28

Como Citar

Agliardi, D. A. (2018). LEITORES, LEITURAS E OS LIVROS DO PNBE NA E PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 6(1), 223–240. https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.703