ALGUNS RECURSOS DA TEORIA DAS OPERAÇÕES PREDICATIVAS E ENUNCIATIVAS PARA A DIDÁTICA DOS TENSES DO FRANCÊS
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.684Resumo
Esse artigo aborda a didática dos tenses (tempos gramaticais, modos e construções perifrásticas) do francês. São mobilizadas, na análise, propriedades semânticas evidenciadas por diferentes autores inscritos no referencial da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, focalizando-se, nela, três aspectos da abordagem dos fatos de língua própria a essa vertente: a não hierarquização a priori dos valores de emprego de uma unidade linguística; a glosa interpretativa fundamentada em um contexto não dissociado do enunciado; o pôr em jogo das dimensões subjetivas e espaço-temporais no âmbito de uma teoria da orientação. A relevância e os ganhos da discussão ora trazida para o campo do ensino‑aprendizagem relacionam-se ao fato de a abordagem permitir ao aprendiz se apropriar de propriedades fundamentais desses tenses de um modo próximo ao da compreensão intuitiva dos locutores de língua materna.
palavras-chave: didática, francês língua estrangeira, tenses