A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS ESTUDANTES DO SERTÃO ALAGOANO
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.683Resumo
O estudo investiga as percepções de estudantes do 3o ano do Ensino Médio matriculados em escolas públicas do município de Delmiro Gouveia, situado no sertão do Estado de Alagoas, sobre a disciplina Sociologia. O contexto da pesquisa corresponde ao momento em que uma Medida Provisória do Governo Federal pretendeu retirar a obrigatoriedade do ensino de Sociologia do currículo, entre outras reformas para o Ensino Médio que geraram protestos em todo o país, culminando na ocupação de escolas pelos estudantes. O estudo se vale de um referencial bibliográfico e de um corpus documental específicos, bem como da aplicação de um questionário estruturado para a tomada de dados junto aos estudantes, parte deles presente na ocupação de uma das escolas em Delmiro Gouveia. Posteriormente, graças à mobilização dos estudantes, entre outros direitos conquistados em relação à sua formação, a Sociologia voltou a ser conteúdo obrigatório do currículo do Ensino Médio.
PALAVRAS-CHAVE: Estudantes de ensino médio, disciplina de Sociologia, legislação educacional