Reflexões sobre as práticas pedagógicas matemáticas de professoras de EJA da zona rural de Sobral

Autores

  • Francisco Josimar Ricardo Xavier UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Adriano Vargas Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.6784

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Práticas pedagógicas, Matemática

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa de Mestrado em Educação e versa sobre as práticas peda- gógicas de professoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da zona rural de Sobral, Ceará. Com ele objetivamos apresentar como essas professoras elaboram e executam suas práticas pedagógicas em aulas de Matemática na EJA. Foram utilizadas observações participantes e en- trevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados, os quais foram analisados por meio da técnica da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam para a compreensão de que os espaços de formações que as docentes frequentam, encaminham, de uma forma geral, para uma padronização de suas práticas pedagógicas. Contudo, em sala de aula, estas elaboram suas formas próprias de ensinar os conteúdos escolares aos estudantes. Percebe-se assim, um movimento de resistência das docentes às padronizações propostas.

ções propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Josimar Ricardo Xavier, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, UFF. Tem interesse em pesquisas nas áreas: Educação, Educação Matemática, Etnomatemática, Currículo e Práticas Pedagógicas na modalidade Educação de Jovens e Adultos, EJA. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GRUPEMAT), do Instituto de Educação de Angra dos Reis IEAR/UFF e o Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF).

Adriano Vargas Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduado em Matemática. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UFF. Professor do Instituto de Educação de Angra dos Reis. Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Matemática, Formação de Professores e Currículos direcionados a Educação de Jovens e Adultos.

Referências

BRASIL. Parecer no 11/2000, de 10 de maio de 2000. Aprova Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica. Brasília, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/PCB11_2000.pdf. Acesso em 29 de maio de 2017.

BRASIL. Proposta Curricular para a EJA: Segundo Segmento. Ensino Fundamental. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília. MEC, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegmento/propostacurricular.pdf. Acesso em 28 de maio de 2017.

CARMO, G. T.; CARMO, C. T. A permanência escolar na Educação de Jovens e Adultos: pro- posta de categorização discursiva a partir das pesquisas de 1998 a 2012 no Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 22, n.63. Dossiê Educação de Jovens e Adultos II, 2014. Editoras convidadas: Sandra Regina Sales & Jane Paiva.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.

FRANCO, M. A. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 97, p. 247, p. 534-551, set./ dez. 2016.

FRANCO, M. A. S. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo. v. 41, n. 3, p. 601- 614, jul./ set. 2015.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012. Coleção Docência em Formação: Saberes pedagógicos.

FREITAS, A. V. Educação Matemática e Educação de Jovens e Adultos: estado da arte de publicações em periódicos (2000 a 2010), 2013. 360 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontífica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 10 reimpr. São Paulo: EPU, 2007.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3 ed. rev. ampl. Ijuí: Unijuí, 2016. SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. trad. Ernani F. da F. Rosa. 3 ed.

SOBRAL. Regimento Escolar. Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Arimateia Alves. 2014.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

Xavier, F. J. R., & Freitas, A. V. (2019). Reflexões sobre as práticas pedagógicas matemáticas de professoras de EJA da zona rural de Sobral. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(2), 56–70. https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.6784