INCLUSÃO ESCOLAR E BARREIRAS ATITUDINAIS: UM DIÁLOGO SOB A PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU

Autores

  • Ernani Nunes Ribeiro Universidade Federal de Pernambuco
  • José Luiz Simões
  • Fábio da Silva Paiva

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.669

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a teoria da inclusão educacional na perspectiva das barreiras atitudinais vivenciadas no espaço escolar. Mais especificamente, com base na leitura de Pierre Bourdieu, se discutirá o modo como referências negativas impactam o direito do acesso aos espaços escolares por pessoas com deficiência. Para tanto, com base numa análise crítica documental, propõe-se uma nova percepção sobre os aspectos sociais que promovem barreiras atitudinais e excluem pessoas cujo perfil difere do padrão populacional. Em outras palavras, o modo como a inaptidão em adequar-se a um corpo discente distante do padrão por parte das instituições educacionais faz com que os jovens com deficiências terminem tidos como inaptos para a educação formal.

PALAVRAS-CHAVE: educação inclusiva, barreiras atitudinais, pessoas com deficiência.

 

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Biografia do Autor

  • Ernani Nunes Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco

    Professor do Núcleo de Ciências Biológicas do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco (CAV/UFPE). Possui experiência em Educação na área da educação inclusiva; ensino de Libras; tradução e interpretação de Libras e áudio-descrição; ética; inclusão social e diversidade humana; tradução Inter semiótica; filosofia da educação. Áreas de interesse: na temática da inclusão social e diversidade humana; semântica do discurso imagético na áudio-descrição e teorias da tradução da língua brasileira de sinais na educação.

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Publicado

2017-11-27

Como Citar

Ribeiro, E. N., Simões, J. L., & Paiva, F. da S. (2017). INCLUSÃO ESCOLAR E BARREIRAS ATITUDINAIS: UM DIÁLOGO SOB A PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 5(2), 210-226. https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.669