ENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE NA ESCOLA: TEORIA E PRÁTICA EM UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Erinaldo Ferreira Carmo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.647

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem dos estudos do Envolvimento do Estudante na Escola e promove a discussão sobre essa temática, por meio da descrição e da análise de pesquisa quantitativa realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, tomado este espaço como ambiente de experimentação para este estudo e de desenvolvimento de um método próprio empregado para coleta de dados. Como procedimento metodológico, foi utilizada a estatística descritiva no tratamento dos dados, através da realização da análise fatorial, com o sentido de investigar a estrutura de um conjunto de variáveis relacionadas. Os resultados apontam uma correlação discreta entre envolvimento do estudante, participação escolar e desempenho nos estudos.

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Biografia do Autor

Erinaldo Ferreira Carmo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência Política pela UFPE. Pós-doutorado em Políticas Públicas educacionais. Docente do Colégio de Aplicação do Centro de Educação da UFPE. Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas - MPPP-UFPE

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Publicado

2017-05-28

Como Citar

Carmo, E. F. (2017). ENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE NA ESCOLA: TEORIA E PRÁTICA EM UM ESTUDO DE CASO. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 5(1), 90–109. https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.647