DIÁLOGO E REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM EDUCATIVA DE REGGIO EMILIA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores

  • Janaina Gomes Viana Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.576

Resumo

RESUMO: O programa voltado para a educação na primeira infância presente na cidade de Reggio Emília, Itália, ultrapassou fronteiras e tornou-se um dos melhores sistemas educacionais do mundo. A abordagem Reggio Emília tem sido objeto de investigação, reflexões e debates entre educadores de diferentes regiões do Brasil, servindo de inspiração para projeção e consolidação de práticas educativas em contextos variados. Tal abordagem tem como premissa o entendimento de que a as crianças são protagonistas ativas do processo de desenvolvimento, expressando-se e desenvolvendo-se por meio de múltiplas linguagens. Neste artigo, compartilho os resultados de um estudo bibliográfico articulado às experiências e impressões emergidas durante um intercâmbio educacional à cidade Reggio Emília em meados de maio de 2013. Para orientar o diálogo utilizo registros decorrentes do intercâmbio, compostos por fragmentos das palestras, observações e imagens do local, bem como outros materiais adquiridos durante a viagem. Os estudos relacionados à abordagem regiana fundamentam tal artigo, especificamente as obras de Edwards; Gandini; Forman (1999), Rinaldi (2012). O artigo está divido em quatro itens: um breve histórico sobre a cidade de Reggio Emília e sua trajetória de educação na primeira infância; a abordagem Reggio Emília na voz dos educadores da região; reflexões e observações durante as visitas ao Centro Internazionale Loris Malaguzzi, a Scuola Dell’infanzia Comunale e a creche Rodari.

PALAVRAS-CHAVE: Abordagem Reggio Emília. Primeira Infância. Prática Educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janaina Gomes Viana Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

DOCENTE DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CCE/UFPI

DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO - PPGEd/ UFPI

COORDENADORA DO CURSO DE EXTENSÃO EM DOCENCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Downloads

Publicado

2017-05-28

Como Citar

Souza, J. G. V. (2017). DIÁLOGO E REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM EDUCATIVA DE REGGIO EMILIA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 5(1), 22–34. https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.576