INFÂNCIA, DIFERENÇA E EDUCAÇÃO: INTERSECÇÕES PARA SE (RE) PENSAR PEDAGOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Anna Líssia da Silva Faculdade do Belo Jardim - FBJ/AEB. Secretaria de Educação de Pernambuco.
  • Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Programa de Pós Graduação em Educação Contemporânea - UFPE/CAA

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.573

Resumo

Este texto se insere na discussão acerca das diferenças na educação escolarizada, tomando como foco as formas de abordagem das temáticas relacionadas à diferença na prática docente na Educação Infantil, bem como os enunciados acerca da diferença que emergem da prática docente com crianças nessa etapa da educação básica. Esses enunciados foram identificados no contexto de uma pesquisa de mestrado, através de entrevistas semiestruturadas e observação em doze Centros Municipais de Educação Infantil, com turmas de crianças de quatro e cinco anos, participando da pesquisa treze professoras. O recorte da pesquisa que ora delimitamos nesse texto, se dá a partir das discussões das relações entre infância, diferenças e educação, bem como dos enunciados que materializam as marcas da diferença que as professoras evidenciam em seus discursos.

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Biografia do Autor

  • Anna Líssia da Silva, Faculdade do Belo Jardim - FBJ/AEB. Secretaria de Educação de Pernambuco.
    Mestra em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia pela FAFICA. Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Faculdade do Belo Jardim - FBJ/AEB. Analista em Gestão Educacional da Secretaria de Educação de Pernambuco.
  • Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Programa de Pós Graduação em Educação Contemporânea - UFPE/CAA
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre pela mesma instituição. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2017-05-28

Como Citar

INFÂNCIA, DIFERENÇA E EDUCAÇÃO: INTERSECÇÕES PARA SE (RE) PENSAR PEDAGOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2017). Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 5(1), 50-70. https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.573