OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVA

Autores

  • Cassiana Magalhães Universidade Estadual de Londrina
  • Lucinéia Maria Lazaretti Doutora em Educação. Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá.
  • Nádia Mara Eidt Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.553

Resumo

O presente trabalho visa apresentar as contribuições da Psicologia Histórico- Cultural para organizar o trabalho educativo com bebês, usando como recurso o cesto de tesouros. Entendemos que recursos dessa natureza podem auxiliar na organização do trabalho pedagógico com bebês contribuindo para a aprendizagem e desenvolvimento de capacidades psíquicas dos pequeninos. A possibilidade de intervenção que deu origem a esse trabalho foi realizada no berçário de uma instituição municipal do interior do Paraná, mediante parceria entre a coordenadora do PIBID, supervisora (a professora do berçário) e alunos bolsistas do Programa. Como resultados, consideramos que o trabalho educativo, quando planejado com recursos mediadores, amplia as possibilidades de interesses e de aprendizagens dosbebês.

PALAVRAS-CHAVE: bebês, intervenção pedagógica, psicologia histórico-cultural.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cassiana Magalhães, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina

 

Downloads

Publicado

2017-05-28

Como Citar

Magalhães, C., Lazaretti, L. M., & Eidt, N. M. (2017). OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 5(1), 6–21. https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.553