SUJEITOS DA DIVERSIDADE: A AGENDA LGBT NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Roberto Catelli Jr Ação Educativa
  • Michele Escoura Universidade de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.524

Resumo

Ao longo dos anos a educação de jovens e adultos foi se constituindo como espaço de inclusão e enfrentamento das desigualdades tanto no Brasil como no campo internacional, tal qual indicam os documentos das Conferências de Educação de Adultos (CONFINTEA). Neste artigo, destacamos o desafio da inclusão do grupo de pessoas LGBT, especialmente travestis e transexuais, na agenda de debate, pesquisa e ação para o movimento de defesa da modalidade. Analisamos os resultados de estudos qualitativos que mostram o grande processo de exclusão vivido pela população LGBT dos espaços escolares e a necessidade de trazermos novos dados de pesquisas qualitativas e quantitativas com o objetivo de reafirmar o lugar da EJA como estratégia fundamental para a garantia do direito humano à educação, incluindo-se o grupo LGBT.

PALAVRAS-CHAVE: Educação de jovens e adultos; inclusão social; LGBT

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberto Catelli Jr, Ação Educativa

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenador da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Ação Educativa).

Michele Escoura, Universidade de Campinas (Unicamp)

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisadora da área de Gênero e Sexualidade e ex-assessora da Ação Educativa.

Downloads

Publicado

2016-05-25

Como Citar

Catelli Jr, R., & Escoura, M. (2016). SUJEITOS DA DIVERSIDADE: A AGENDA LGBT NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 4(1), 226–245. https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.524

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural