RELATO DE UM CURSO DESENVOLVIDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA ATUANTES DO SEXTO AO NONO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria Doutoranda do Programa de Pós-Graducação em Educação Matemática - Unesp - Rio Claro
  • Marcus Vinicius Maltempi Professor do Programa de Pós-Graducação em Educação Matemática - Unesp - Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.521

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar o relato de parte dos dados de uma pesquisa de doutorado em andamento, que por meio de um curso com professores de Matemática atuantes do sexto ao nono do Ensino Fundamental, discutiu atividades de desenvolvimento e exploração do Raciocínio Proporcional. Tal pesquisa é de autoria da primeira autora deste trabalho e é orientada pelo segundo autor. Nela são investigadas possibilidades de desenvolvimento e exploração do Raciocínio Proporcional, do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, por meio da atuação do GeoGebra no ensino integrado de aritmética, geometria e álgebra. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, cujos dados foram produzidos durante o curso “Raciocínio Proporcional: atividades com o GeoGebra integrando aritmética, geometria e álgebra”. Os dados produzidos foram obtidos por meio de relatos dos professores participantes, questionários de avaliação, registros de vídeo e do caderno de campo.

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Biografia do Autor

Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria, Doutoranda do Programa de Pós-Graducação em Educação Matemática - Unesp - Rio Claro

Atualmente cursa o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP-Rio Claro, com bolsa Capes. Nesse mesmo programa de Pós-Graduação obteve o título de mestre em Educação Matemática (2012). Possui Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes/RJ (2009). Como membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), têm desenvolvido pesquisas abordando os temas: Tecnologias Digitais, Formação Continuada de Professores de Matemática, GeoGebra, Padrões Fractais, Generalização de Conteúdos Matemáticos, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Intradisciplinaridade Matemática, Raciocínio Proporcional e Teoria dos Conteúdos da Aprendizagem. Sua experiência profissional, como professora de Matemática da Educação Básica, abrange as redes pública e privada do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Marcus Vinicius Maltempi, Professor do Programa de Pós-Graducação em Educação Matemática - Unesp - Rio Claro

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela UNESP (1991), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP (1995), doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação pela UNICAMP (2000), tendo realizado parte do doutoramento na Universidade de Toronto (Canadá), pós-doutorado pela Universidade de Londres (2009), Inglaterra, e Livre Docência pela UNESP. Atualmente é Professor Adjunto III da UNESP de Rio Claro e coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Tem experiência na área de Informática na Educação, com ênfase em Educação Matemática. Publicou artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos. Possui capítulos de livros publicados e várias produções técnicas. Apresentou trabalhos em eventos no Brasil e no exterior. Orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de trabalhos de iniciação científica e conclusão de curso nas áreas de Educação Matemática e Ciência da Computação. Atualmente orienta alunos em diferentes níveis. (junho de 2015)

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Publicado

2017-05-28

Como Citar

Faria, R. W. S. de C., & Maltempi, M. V. (2017). RELATO DE UM CURSO DESENVOLVIDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA ATUANTES DO SEXTO AO NONO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 5(1), 172–185. https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.521