LETRAMENTO CONQUISTADO PELOS EDUCANDOS DE EJA A PARTIR DOS TEXTOS LITERÁRIOS

Autores

  • Norma Lucia Queiroz Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/Universidade Aberta do Brasil/UnB
  • Diva M. Albuquerque Maciel Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
  • Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino Instituição: Instituto de Psicologia/Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.520

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar uma proposta de leitura e escrita (letramento) desenvolvida com o 1° segmento da educação de jovens e adultos - ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. Os autores defendem a importância da apropriação da língua escrita/letramento para que os educandos garantam sucesso escolar e construam a cidadania de seu tempo, ou seja, ler o mundo de forma crítica. Por meio da abordagem qualitativa foi possível observar que os educandos ampliaram seus níveis de letramento. Tal conquista parece estar relacionada à motivação e ao trabalho de compreensão leitora/escritora. Concluímos que a escola precisa investir nas condições de trabalho dos professores e educandos, especialmente, na aquisição de títulos literários de boa qualidade.

Palavras-chave: Letramento. Prazer de ler/escrever. Interação professoras-educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Norma Lucia Queiroz, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/Universidade Aberta do Brasil/UnB

Pedagoga, Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Saúde – IP- Universidade de Brasília, Profa da UAB/UnB, Pesquisadora vinculada ao OBEDUC/UnB/CNPq, ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - Núcleo de Estudos e Acompanhamento das Licenciaturas –UnB e à Redecentro – Centro Oeste – UnB e mais sete universidades. E-mail: normaluciaqueiroz@gmail.com

Diva M. Albuquerque Maciel, Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília

Professora e Pesquisadora do Departamento do Desenvolvimento de Psicologia Escolar

Downloads

Publicado

2017-05-28

Como Citar

Queiroz, N. L., Maciel, D. M. A., & Pulino, L. H. C. Z. (2017). LETRAMENTO CONQUISTADO PELOS EDUCANDOS DE EJA A PARTIR DOS TEXTOS LITERÁRIOS. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 5(1), 129–150. https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.520