NARRATIVAS DE LEITURA DE EDUCANDOS JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA BAIANA: UMA ANÁLISE DOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DO SUJEITO-LEITOR

Autores

  • Ivonete de Souza Susmickat Aguiar Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Nair Floresta Andrade Neta Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.513

Resumo

Buscamos, neste artigo, analisar narrativas de leitura de educandos jovens e adultos, de uma escola pública baiana, a fim de compreender os percursos de formação desses sujeitos-leitores. O estudo respaldou-se em autores que concebem a leitura como uma prática cultural plural, a saber, Chartier e Bourdieu (2001), Silva (1984), Freire (2005), dentre outros, e utilizou a Metodologia das Histórias de Vida, que aponta como caminho de pesquisa a narrativa biográfica, a partir dos estudos de Josso (2004; 2010). Como parte da metodologia adotada, quatro oficinas de leitura foram planejadas e aplicadas no cenário da investigação, com a finalidade de coletar as narrativas dos sujeitos. As narrativas analisadas revelaram que as experiências de leitura dos jovens e adultos foram e são afetadas pelas condições de acesso a materiais de leitura, dentro e fora da escola, e pela presença de mediadores na família e, especialmente, no espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ivonete de Souza Susmickat Aguiar, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre, Programa de Mestrado Profissional em Letras –PROFLETRAS, pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BAHIA, especialista em Literatura e Língua Portuguesa, pela Faculdade do Sul da Bahia – FASB e especialista em Educação de Jovens e Adultos, pela Universidade do Estado da Bahia  – UNEB.

Nair Floresta Andrade Neta, Universidade Estadual de Santa Cruz

É doutora em Didáctica de las Lenguas y la Literatura, pela Universidade Complutense de Madrid. Professora de Espanhol, Adjunto A, da Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Letras e Artes. Atua como docente no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UESC.

Downloads

Publicado

2017-05-28

Como Citar

Susmickat Aguiar, I. de S., & Andrade Neta, N. F. (2017). NARRATIVAS DE LEITURA DE EDUCANDOS JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA BAIANA: UMA ANÁLISE DOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DO SUJEITO-LEITOR. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 5(1), 151–171. https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.513