NARRATIVAS DE LEITURA DE EDUCANDOS JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA BAIANA: UMA ANÁLISE DOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DO SUJEITO-LEITOR

Autores

  • Ivonete de Souza Susmickat Aguiar Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Nair Floresta Andrade Neta Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.513

Resumo

Buscamos, neste artigo, analisar narrativas de leitura de educandos jovens e adultos, de uma escola pública baiana, a fim de compreender os percursos de formação desses sujeitos-leitores. O estudo respaldou-se em autores que concebem a leitura como uma prática cultural plural, a saber, Chartier e Bourdieu (2001), Silva (1984), Freire (2005), dentre outros, e utilizou a Metodologia das Histórias de Vida, que aponta como caminho de pesquisa a narrativa biográfica, a partir dos estudos de Josso (2004; 2010). Como parte da metodologia adotada, quatro oficinas de leitura foram planejadas e aplicadas no cenário da investigação, com a finalidade de coletar as narrativas dos sujeitos. As narrativas analisadas revelaram que as experiências de leitura dos jovens e adultos foram e são afetadas pelas condições de acesso a materiais de leitura, dentro e fora da escola, e pela presença de mediadores na família e, especialmente, no espaço escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Ivonete de Souza Susmickat Aguiar, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Mestre, Programa de Mestrado Profissional em Letras –PROFLETRAS, pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BAHIA, especialista em Literatura e Língua Portuguesa, pela Faculdade do Sul da Bahia – FASB e especialista em Educação de Jovens e Adultos, pela Universidade do Estado da Bahia  – UNEB.
  • Nair Floresta Andrade Neta, Universidade Estadual de Santa Cruz
    É doutora em Didáctica de las Lenguas y la Literatura, pela Universidade Complutense de Madrid. Professora de Espanhol, Adjunto A, da Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Letras e Artes. Atua como docente no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UESC.

Downloads

Publicado

2017-05-28

Como Citar

Susmickat Aguiar, I. de S., & Andrade Neta, N. F. (2017). NARRATIVAS DE LEITURA DE EDUCANDOS JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA BAIANA: UMA ANÁLISE DOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DO SUJEITO-LEITOR. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 5(1), 151-171. https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.513