NARRATIVAS DE LEITURA DE EDUCANDOS JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA BAIANA: UMA ANÁLISE DOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DO SUJEITO-LEITOR
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.513Resumo
Buscamos, neste artigo, analisar narrativas de leitura de educandos jovens e adultos, de uma escola pública baiana, a fim de compreender os percursos de formação desses sujeitos-leitores. O estudo respaldou-se em autores que concebem a leitura como uma prática cultural plural, a saber, Chartier e Bourdieu (2001), Silva (1984), Freire (2005), dentre outros, e utilizou a Metodologia das Histórias de Vida, que aponta como caminho de pesquisa a narrativa biográfica, a partir dos estudos de Josso (2004; 2010). Como parte da metodologia adotada, quatro oficinas de leitura foram planejadas e aplicadas no cenário da investigação, com a finalidade de coletar as narrativas dos sujeitos. As narrativas analisadas revelaram que as experiências de leitura dos jovens e adultos foram e são afetadas pelas condições de acesso a materiais de leitura, dentro e fora da escola, e pela presença de mediadores na família e, especialmente, no espaço escolar.