EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A ALFABETIZAÇÃO EM PERSPECTIVA DISCURSIVA

Autores

  • Marta Lima de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.500

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a alfabetização de jovens e adultos em perspectiva discursiva. Na introdução, tratamos de dados estatísticos relativos aos que não sabem ler e escrever. Em seguida, apresentamos o referencial teórico-metodológico da pesquisa centrado na concepção de linguagem de Bakhtin (2003) que possibilita aos sujeitos organizarem sua experiência de mundo na interação discursiva com outros; e no conceito de letramento (STREET, 1995; 2004; 2008), para a compreensão da escrita e da oralidade de pessoas pouco ou não escolarizadas. Para capturar indícios, pistas, marcas de movimento dos sujeitos na aprendizagem da linguagem escrita, trabalhamos com o paradigma indiciário (GINZBURG, 2002). Por fim, analisamos a produção escrita de um estudante e apontamos como a alfabetização deve priorizar a oralidade, a leitura e a escrita partindo de textos sociais, tendo a escola como o lugar de relevância para a aprendizagem da linguagem escrita de jovens e adultos.

PALAVRAS-CHAVE: alfabetização discursiva de jovens e adultos, oralidade e escrita.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marta Lima de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

DOCENTE DO DEPARTAMENTO DIDÁTICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFRJ. MESTRE E DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA UFF. ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA LINGUAGEM, CULTURA E PRÁTICAS EDUCATIVAS DA PPGE/FE/UFF.

Downloads

Publicado

2016-05-25

Como Citar

Souza, M. L. de. (2016). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A ALFABETIZAÇÃO EM PERSPECTIVA DISCURSIVA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 4(1), 125–141. https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.500

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural