VOCÊ CONHECE ESTE TAL THE BEATLES? – DA PESQUISA À CRIAÇÃO DE UM RECITAL

Autores

  • Flávia Maiara Lima Fagundes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fernando Martins Oliveira Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.494

Resumo

RESUMO: O recital "Você conhece esse tal The Beatles?" foi resultado das vivências musicais com as crianças do Ensino Fundamental do Núcleo de Educação da Infância–NEI-CAp da UFRN. A partir de propostas musicalizadoras, que envolveram a música, o movimento e a palavra (ORFF, 1978), pudemos aproximar as crianças dos Beatles, contextualizando-as através de vivências, jogos, criação, músicas e danças. As canções foram recriadas coletivamente, partindo de sua apreciação e sua contextualização histórico-cultural. A apresentação em forma de musical foi a culminância do processo em que todos participassem não somente das apresentações, mas também da criação dos cenários, figurinos, coreografias e arranjos. O resultado foi uma empolgante mostra de entusiasmo, empenho e domínio dos conteúdos por parte dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Musical na escola básica. Tema de pesquisa. Criação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flávia Maiara Lima Fagundes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação Musical pelo Programa de Pós-Graduação em Música PPGMUS/UFRN. Possui licenciatura em Música pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013). Com formação pelo Conservatório de Música D’Alva Stella Nogueira Freire da UERN. Atuou como professora de música do Núcleo de Educação da Infância - NEI- CAp – UFRN (2014-2015), atuando na área de Educação Musical com crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Teatro.

Fernando Martins Oliveira Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Estudante do Mestrado em Música, na linha Processos e Dimensões da Formação em Música no Programa de Pós Graduação em Música da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trabalha como professor de Música no Colégio Salesiano, Parnamirim-RN. Músico, violonista, cantor e compositor.

Downloads

Publicado

2016-05-25

Como Citar

Fagundes, F. M. L., & Oliveira Neto, F. M. (2016). VOCÊ CONHECE ESTE TAL THE BEATLES? – DA PESQUISA À CRIAÇÃO DE UM RECITAL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 4(1), 305–319. https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.494