OS SENTIDOS DO RETORNO AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA DA REGIÃO DE PROMISSÃO/SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.485Resumo
Visando compreender a Educação de Jovens e Adultos do Assentamento Reunidas, vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, em Promissão/São Paulo, buscou-se reconhecer e registrar a percepção desses alunos sobre o processo de escolarização que vivenciam tardiamente. Mediante entrevistas, foram acessadas as expectativas dos alunos assentados e o papel da educação na vida destes, a partir da promoção de um debate sobre educação e o acesso aos direitos. Percebeu-se que a escola é, para eles, sinônimo de luta e de conquista; portanto, valorizam e reconhecem a importância dos saberes adquiridos em sala de aula, pois, além disso, esse ambiente tornou-se um espaço privilegiado para abordar questões cotidianas que se mostram desafiadoras no âmbito individual, mas, ao serem compartilhadas e percebidas como coletivas, encontra-se possibilidades de busca conjunta por superação.
PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos, Escolarização, Sentidos.